Notícias

  • Notícias
  • /
  • Painel reúne atores do mercado e apresentou...

Painel reúne atores do mercado e apresentou o Ciberlab – Centro de Prevenção de Incidentes Cibernéticos – à sociedade brasiliense

Numa sociedade em que expomos nossos dados diariamente na internet, a segurança cibernética é assunto emergente em discussões nos ambientes acadêmicos, públicos e privados. No Brasil, o crime cibernético está tomando uma proporção jamais vista. No ano passado, o Brasil teve 112 terabytes (TB) de dados vazados, o que corresponde a 43% dos vazamentos registrados no mundo. A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que tem como objeto de tutela o dado da pessoa física,é outro driver para a discussão em comento.

Segundo dados do relatório ESET Security Report, publicado no ano passado, os ataques de ransomware (ataque feito através de um software nocivo usado para bloquear dados de computadores e servidores através do uso de algum tipo de criptografia) passaram a ser cada vez mais direcionados e as empresas não estão devidamente preparadas para enfrentar este tipo de ameaça.

Nesse contexto, o Ciberlab, parceria entre a empresa Aware e a Finatec, atua no desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas para segurança cibernética para empresas públicas e privadas. Para dar o start neste projeto, recebemos na sala de Conferência da Finatec atores do setores público e privado, especialistas e gestores nos temas LGPD, Governança e Segurança.

O Painel Prontidão Cibernética e Proteção de Dados no Contexto da Transformação Digital faz parte do calendário de atividades do Ciberlab, que prevê eventos  bimestrais sobre assuntos de relevância sobre o tema.  Estavam presentes Fabrício Alves, Membro da Comissão de Juristas de Inteligência Artificial no Senado Federal; Rodrigo Carvalho, ex Secretário de Tecnologia da Informação do STJ; Wilson Lauria, sócio co-fundador da Aware e Humberto Ribeiro, co-fundador do Ciberlab e mediador do painel. 

Rodrigo Carvalho, ex Secretário de Tecnologia da Informação do STJ

Criada para apoiar projetos de pesquisa, a Finatec como fundação de apoio, somente executava projetos ligados a universidades, o diretor presidente da Fundação, Professor Augusto Brasil, explicou a importância desse coBusiness: “As fundações sempre tiveram esse DNA que é fazer gestão de projetos, que muitas vezes eram captados preferencialmente pelos professores das universidades. Dos anos 90 pra cá, década em que a Finatec foi fundada, esse cenário mudou bastante e não que isso tenha deixado de ser importante para nós, ainda é muito importante essa gestão, mas para as próximas décadas precisamos firmar essas esse coBusiness. Então devemos manter essa gestão de projetos, que é a existência da Finatec, mas o contexto de fundação e dessa relação entre universidade e as instituições fora da Universidade mudou muito. A missão da Finatec, por exemplo, é conectar o conhecimento das suas apoiadas.”, comenta Brasil. 

Professor Augusto Brasil, diretor presidente da Fundação

Os hubs são fundamentais nesse novo cenário do mercado de inovação, a Aware  trouxe esse formado de “hub do conhecimento” de forma mais concreta pro nosso espaço. “É nesse sentido que no último ano começamos  a formatar o que nós conhecemos como hub e eu queria agradecer aqui especialmente General Lauria e Humberto Ribeiro por essa ótima parceria que nasceu da Aware, que é justamente uma conexão, que é uma conexão entre a universidade. Gostaria também de agradecer a presença do professor Rildo dos Santos que é justamente essa essa outra parte do hub dentro da Universidade. E aí vem essa transferência de  conhecimento da universidade para fora e de fora para dentro da Universidade, esse fluxo vai melhorar tudo para a sociedade. Assim nasce o  Ciberlab,  que tem um tema em que um tema tá muito quente hoje que é o tema de cyber segurança de dados.”, comenta o diretor da Finatec. 

 Vivemos um processo de transformação digital intenso e ajudou  de diversas formas a sociedade humana a se firmar enquanto busca de condição de bem-estar, conveniência para as pessoas, de saúde pública, de aumento da capacidade educacional, nas diversas vertentes da logística. “Num determinado momento a gente também percebe que esse aumento da transformação digital que muda tempo e espaço das pessoas. Aquilo que antes levava esses dias, passa a levar x segundos, aquilo que antes eu precisava me deslocar eu faço online. Agora com uma outra interface do outro lado do mundo em tempo real, tudo isso trouxe um aumento da nossa exposição de vulnerabilidades digitais, seja por descuido,  por negligência ou seja inclusive por atos de má-fé dos agentes agressores que existem no planeta fora né?! Num determinado momento os agressores tinham um nível de maturidade ainda Inicial.”, comenta Humberto Ribeiro, representante da Aware.

Humberto Ribeiro, co-fundador do Ciberlab e da Aware

O que é prontidão cibernética?

Prontidão Cibernética é atuar – preventivamente e proativamente – com foco em toda a cadeia produtiva a fim de impedir que o elemento adverso obtenha acesso indevido ao ecossistema alvo. Em síntese, é quebrar o processo de ataque em suas fases iniciais.

Criando conexões e espalhando conhecimento, o Painel Prontidão Cibernética e Proteção de Dados no Contexto da Transformação Digital, como primeiro evento do Ciberlab alcançou o seu objetivo.  “Eu que agradeço todo o carinho e dizer que eu tô muito feliz com esse encontro de hoje, porque ele cria uma conexão com todas as falas que nós ouvimos hoje. Dentro dessa área que é  fronteira do conhecimento hoje, evolui exponencialmente. E esse nosso objetivo, eu me sinto plenamente atendido com essa oportunidade então agradeço agradeço a vocês aqui foi um dia maravilhoso muito obrigado obrigado pela presença de todos e contem com a Finatec sempre para promover este evento. Essa reunião marca um bom momento da fundação.” agradece o professor Augusto Brasil.

Assista o painel

Confira as fotos do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support