Mobilidade Sustentável em Foco: Evento debate desafios e soluções para as cidades
Publicada em 12 de fevereiro de 2025
No último dia 12 de fevereiro, o Auditório Roberto Salmeron, localizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), foi palco do evento “A Mobilidade nas Cidades e as Emissões de Gases de Efeito Estufa”. A iniciativa reuniu especialistas, acadêmicos e interessados no tema para discutir soluções sustentáveis para a mobilidade urbana.
O destaque do evento foi a palestra do professor Tiago Farias, do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Com mais de duas décadas de experiência em pesquisa e consultoria, Farias abordou temas como a gestão da mobilidade urbana, tecnologias de veículos rodoviários e o uso de energias convencionais e alternativas no transporte.
“Na vertente da mobilidade urbana, e cruzando com as novas tecnologias, não podemos deixar de pensar que essas tecnologias devem contribuir para a solução. Mas também é preciso entender que não são suficientes e que é necessário ir muito mais longe na forma de olhar para o mundo da mobilidade”, destacou o professor.




O evento foi promovido pelo Citilab, Laboratório de Cidades Sustentáveis do Futuro, que tem como objetivo propor diretrizes e ações para o desenvolvimento de cidades alinhadas aos conceitos de “cidades humanizadas”, “cidades com vivência” (liveable cities) e “cidades felizes” (happy cities). A iniciativa busca aproveitar as novas tecnologias, a digitalização e a inteligência artificial para repensar o futuro da mobilidade urbana.
“O desafio da descarbonização e da sustentabilidade do planeta sendo a nossa geração a mais bem preparada, mais bem informada, com mais tecnologia que permite prever ou estimar o que poderá acontecer a médio e longo prazo, com os maiores sistemas informáticos para fazer essas análises. Mesmo assim corremos o sério risco de ser a geração que vai entregar aos próximos um planeta em muito piores condições do que herdamos, temos que fazer todo o esforço possível para não fazermos esse esse o planeta fica bem os já vivem que não é que poderão não ficar bem e essa preocupação.”, conclui Farias.
Com debates e a participação de especialistas, o evento reforçou a importância da mobilidade sustentável como um dos pilares fundamentais para o futuro das cidades. A expectativa é que as discussões e propostas apresentadas possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e soluções inovadoras para reduzir os impactos ambientais do transporte urbano.



