Notícias

  • Notícias
  • /
  • Metodologia desenvolvida pelo professor Ricardo Fragelli, da...

Metodologia desenvolvida pelo professor Ricardo Fragelli, da UnB, leva o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

Professor de engenharia na UnB, Ricardo Ramos Fragelli venceu a 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Fragelli idealizou a metodologia de ensino Eight, que foge do convencional e propõe ações criativas e dinâmicas aos estudantes.  O estudo teve início em 2018 e reúne a evolução de outras metodologias que o professor desenvolveu nos últimos 20 anos.

O Eight consiste em projetos de intervenção na comunidade e na instituição de ensino. A produção por parte dos alunos ainda traz desenvolvimento de talkshows, visitas técnicas e produção de vídeos. A atividade final da metodologia originou o nome do projeto: os estudantes vão criar uma apresentação de 8 minutos – o que originou o nome Eight (oito em inglês). Nessa etapa, os alunos trazem o que foi aprendido ao longo da disciplina, mas sem deixar de correlacionar com a própria história de vida.

Luz, Câmera e Imersão

Em parceria com a Academia Finatec, o professor Ricardo Fragelli, criador também do Método 300, e a professora Thaís Fragelli ofereceram em julho de 2020 o curso Luz, Câmera e Imersão – Os Primeiros Passos para a Educação Online, onde abordou um problema que até hoje enfrentamos: os desafios da educação diante da pandemia.

Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

Criado em 1992 a premiação busca novas ações no campo da educação identificando e divulgando “ações inovadoras no campo da educação nas áreas de ensino, inovação científica e pesquisa, extensão, avaliação institucional, processo de gestão, inclusão social, sustentabilidade e ação criativa educacional relevante.

A 24ª edição do prêmio recebeu 120 projetos de instituições privadas e públicas, divididas entre 39 universidades, 44 centros universitários, 30 faculdades e 7 institutos. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support