Máscara Vesta: capaz de inativar o vírus da covid-19, respirador facial é apresentado a sociedade acadêmica
Após dois anos de intenso trabalho e pesquisa, a primeira máscara facial com nanotecnologia de proteção contra vírus e bactérias foi enfim apresentada e já está liberada para sua comercialização. Numa solenidade no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), estudantes, professores, representantes de entidades privadas e públicas puderam ver de perto o equipamento capaz de deter e até aniquilar qualquer tipo de vírus, inclusive, o Sars-CoV-2, que transmite a Covid-19.
Distribuição gratuita
Além de testemunhar o nascimento de uma descoberta genuinamente brasiliense, quem compareceu à solenidade realizada nessa terça-feira (21/6), pode levar uma máscara para casa. Durante a apresentação dessa importante ferramenta para o enfrentamento de proliferação de doenças provocadas por vírus, os professores do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Engenharia Biomédica da UnB, que ficaram incumbidos de apresentar seu mais novo “filho” para a sociedade acadêmica, entregaram exemplares da máscara, que já está devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que foi divulgado na solenidade com entusiasmo pelos docentes-pesquisadores.
Estavam presentes no evento os professores responsáveis pelo projeto Mário Fabrício Fleury Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, a diretora do CDT, professora Marileusa Dosolina Chiarello, a diretora da DIRPE, professora Cláudia Naves David Amorim, o diretor presidente da Finatec, professor Augusto Brasil, a representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Vanessa Fernandes, e os representantes da empresa Life Care: Gilton Lage e Manoel Clemente Isidoro.
Emocionada com a entrega, a professora Suélia Rodrigues agradeceu a ajuda no processo de desenvolvimento da pesquisa que resultou na máscara Vesta. “É uma conquista conseguir encerrar o ciclo de entrega deste produto onde todos nós lutamos: os alunos, pessoas que trabalharam a distância. Minha palavra para todos que nos apoiaram de alguma forma é gratidão”, ressalta Suélia.
A última etapa do projeto foi a transferência tecnológica para a empresa privada que vai comercializar e explorar esse produto no Brasil: a Life Care. Uma indústria de produtos hospitalares que surgiu no intuito de trazer qualidade, segurança e conforto, através de tecnologias em fabricação de produtos de proteção.
“Gostaria de estender os meus agradecimentos à empresa Life Care. Nós, que trabalhamos no processo de desenvolvimento desses produtos, temos como desejo ver algo como essa máscara produzida, embalada e com uma instrução de uso e isso só é possível com a iniciativa privada, com as máquinas de vocês produzindo em alta escala e nos auxiliando nesse sonho de levar a máscara para a casa das pessoas”, reconheceu a coordenadora professora Suélia Rodrigues.
A pesquisa contou com o fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). “Somos uma equipe de 60 pessoas, capaz de atender quanto ao financiamento de projetos grandiosos como esse. Então, é possível acreditar que pode dar certo, diante desses resultados apresentados. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Isso já é uma realidade”, comentou Vanessa Fernandes, coordenadora de de Acompanhamento e Avaliação da FAP-DF.
A Finatec foi a responsável pela gestão do projeto Vesta. O professor Mário Fleury Rosa comentou a importância dessa atuação: “A Fundação nos ajudou a gerir o fomento. O que seria de nós se não tivesse a Finatec para nos ajudar? Esse auxílio ao pesquisador é valioso”, destacou Rosa.
“É incrível a sensação de viabilizar os projetos acadêmicos dos meus colegas e junto ao time da Finatec cumprirmos essa missão. Não sozinhos, pois a parceria com todas essas instituições é muito importante para sair do vale da morte, inclusive com a iniciativa privada. Pois os alunos entregam a pesquisa e cumprem sua missão, mas, para chegar ao produto final, precisamos estar juntos. Contem comigo e com a Finatec”, disse Brasil.
Ao final do evento, foram doadas unidades da Máscara Vesta para o DPI, Finatec, FAPDF, Hospital Universitário de Brasília e para o Hospital Região Leste.