IFB – Campus Riacho Fundo promove cursos de qualificação para 160 profissionais que atuam em serviços de bares e restaurantes
As atividades acontecem em formato de oficinas sob a orientação e supervisão de docentes e bolsistas do projeto
O Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Riacho Fundo, promove cursos de capacitação profissional para trabalhadores que atuam, ou buscam qualificação, para atuar em estabelecimentos comerciais de bares e restaurantes do Distrito Federal. A expectativa é que até o fim deste ano sejam certificadas quatro turmas, de 40 alunos cada uma delas, qualificando um total de 160 profissionais em diversos cargos e funções, como maitre, chef de fila, cumins e outros.
Os cursos têm cinco semanas de duração com aulas teóricas e práticas. As atividades acontecem em formato de oficinas, onde os estudantes colocam a mão na massa sob a orientação e supervisão de docentes e estudantes bolsistas do projeto. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) é responsável pela administração financeira do recurso advindo de emenda parlamentar da deputada federal, Érika Kokay, especialmente, para o projeto, no valor total de R$ 300 mil
“Os estudantes saem preparados para atuar de forma hospitaleira em organizações gastronômicas como bares e restaurantes, cafés, pubs, entre outros estabelecimentos comerciais que oferecem serviços de alimentação e bebidas” ressalta a coordenadora do Projeto Hospitalidade em Bar e Restaurante, Jammily Brandão. Ela acrescenta que a qualificação desses profissionais visa oferecer uma maior hospitalidade no atendimento e, consequentemente, uma melhor qualidade na prestação do serviço.
As atividades da primeira turma, de 40 alunos, foram iniciadas no último dia 18 de março e devem ser concluídas na próxima terça-feira, dia 23 de abril. O curso para a segunda turma deve ter início em maio, quando será publicado novo edital para o preenchimento de 40 vagas. E para o segundo semestre estão previstas mais duas turmas de 40 alunos com encerramento das atividades previstas até o fim deste ano. Em agosto terá início as aulas da primeira turma do segundo semestre de 2024.