Notícias

  • Notícias
  • /
  • Hub da Indústria do DF iniciou o...

Hub da Indústria do DF iniciou o segundo semestre focado em marketing digital, inovação e comércio exterior

Publicada em 12 de setembro de 2023

Em mais uma série de capacitações e de atividades de networking do Hub da Indústria do Distrito Federal, empresários tiveram a oportunidade de se aprofundar em questões fundamentais para a competitividade. No quinto ciclo de capacitações, em julho, o enfoque do projeto foi em marketing digital. Em agosto, no sexto ciclo, o destaque foi o comércio exterior.

Com o objetivo de orientar empresas que desejam dar os primeiros passos na internacionalização, foi realizado em 24 de agosto o encontro Comércio Exterior na Prática. A ação, que fechou a programação de agosto do Hub da Indústria do DF, ocorreu no Sebrae Lab, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.

A gerente do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), Viviane Brunelly, abordou a temática a partir de uma visão geral do processo de exportação. O CIN-DF é a área da Federação das Indústrias do DF (Fibra) que dá suporte às empresas para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Viviane falou sobre critérios para escolha de mercado-alvo, definição de estratégias de entrada e requisitos operacionais, como documentação e despacho aduaneiro.

Além disso, a gerente destacou como benefícios do comércio exterior a diversificação de mercados e de riscos e o aumento de competitividade. “No momento em que você começa a pensar no mercado internacional, vai identificar melhorias que precisam ser feitas na empresa e, a partir disso, expandir internamente o seu negócio”, afirmou.

O CIN-DF aproveitou o encontro para lançar o Guia do Comércio Exterior do DF, que traz informações básicas com os passos relativos ao processo de internacionalização. A publicação está disponível online, no site da Fibra..

Ainda na programação de 24 de agosto, os participantes assistiram a uma palestra do professor Erlano Ribeiro, que ministra disciplinas relacionadas a comércio exterior no Centro Universitário Iesb. Ele falou sobre o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), uma certificação específica da Receita Federal para agentes diversos das operações de comércio internacional.

Para Marja de Sá, sócia da Fabrincadeira, o encontro Comércio Exterior na Prática foi uma oportunidade de compreender como começar a vender a outros países. A empresa está no mercado há oito anos e produz móveis infantis de madeira maciça. “A gente acredita que o nosso produto tenha potencial para exportação por ser genuinamente brasileiro. Só que é preciso dar o primeiro passo e a gente não sabia por onde começar. Agora, já temos o caminho”, diz. Ela já tem ideia de qual pode ser o produto inicial para exportação, mas ainda vai avaliar o mercado e estudar valores e potencial de competitividade.

Foto: Victor Hugo Pessoa/FIBRA

Encontro de Conexões
O primeiro evento promovido pelo Hub da Indústria do DF em agosto, no dia 10, foi o Encontro de Conexões: Networking e Negócios. No formato de bate-papo, um grupo de empresários discutiu sobre demandas para inovar na gestão do negócio.

Guto Ferreira, especialista em gerenciamento de projetos e sócio da empresa Brain — que faz análises políticas e econômicas — mediou o encontro e abordou a necessidade de uma rede de parcerias e de profissionais qualificados para atender os serviços e produtos que cada empreendimento entrega. “Para estar na era digital, é preciso ter uma equipe estruturada e com competências alinhadas ao negócio, além de estar antenado às novidades do mercado. Isso evita que passos sejam refeitos e que haja prejuízos, pois os envolvidos sabem o que e como fazer”, explicou o profissional.

Marketing digital
Um dos assuntos mais importantes para os negócios na atualidade, o marketing digital, tema do ciclo de capacitações do Hub da Indústria em fevereiro, voltou a ser abordado em julho. No dia 13, empresários e representantes de empresas dos segmentos atendidos pelo Hub da Indústria (alimentos; construção; movelaria; vestuário; e mármore, granito, artefatos, cimento e concreto) se reuniram na cafeteria Acorde 27, no Lago Norte, para o evento Meetup: Conexões e Networking.

Na ocasião, eles debateram sobre o cenário atual dos negócios, as demandas relacionadas ao mundo virtual e o que estão fazendo para se enquadrar nas necessidades dos clientes que procuram por serviços e produtos online.

Em 25 de julho, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, ocorreu a capacitação A Importância do Google Meu Negócio na Prática, ministrada pela administradora e especialista em Marketing Digital e Comércio Exterior Beatriz Portela, CEO da BP Marketing, e pelo publicitário Célio Carvalho, analista de performance da empresa.

Foto: Marcos Gomes/Fibra

Eles apresentaram estratégias para se destacar na plataforma Google e aprimorar a presença online e o posicionamento de anúncios no Google Ads. “A jornada de escolha do cliente, a validação da compra ou a contratação de um serviço, na maioria das vezes, será feita por meio de uma pesquisa no Google. A pessoa vai avaliar a nota e os comentários que outros deram ao negócio, por isso a importância de ter um bom posicionamento na ferramenta”, explicou Beatriz Portela.

A profissional listou alguns critérios que colaboram para o processo: ter um site; fotos em 360º; endereço, telefones e horários de atendimento atualizados; respostas para os comentários e avaliações — até aqueles que são negativos —; e mídias em formato de vídeo. “Ter essas informações alinhadas ao perfil do empreendimento também o coloca em um bom posicionamento no mapa de calor do Google, que é a visualização da intensidade dos dados em pontos geográficos. Assim, é possível identificar os concorrentes próximos e as vantagens ou desvantagens da própria localização.”

Célio Carvalho, por sua vez, explorou questões sobre como melhorar o processo de venda por meio da internet. “Há canais que vão atrair o público-alvo da empresa de forma mais efetiva. Anúncios em plataformas específicas e o uso de palavras-chaves são ótimos aliados”, disse aos participantes.

Hub da Indústria do DF
O projeto busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

A iniciativa é voltada a empresários e representantes dos segmentos de alimentos, de construção, de movelaria, de vestuário e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto.

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua

Foto de abertura da matéria e da personagem: Victor Hugo Pessoa/Fibra

Foto do encontro de julho: Marcos Gomes/Fibra

Assessoria de Comunicação da Fibra

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?