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Hub da Indústria do DF iniciou o segundo semestre focado em marketing digital, inovação e comércio exterior

Em mais uma série de capacitações e de atividades de networking do Hub da Indústria do Distrito Federal, empresários tiveram a oportunidade de se aprofundar em questões fundamentais para a competitividade. No quinto ciclo de capacitações, em julho, o enfoque do projeto foi em marketing digital. Em agosto, no sexto ciclo, o destaque foi o comércio exterior.

Com o objetivo de orientar empresas que desejam dar os primeiros passos na internacionalização, foi realizado em 24 de agosto o encontro Comércio Exterior na Prática. A ação, que fechou a programação de agosto do Hub da Indústria do DF, ocorreu no Sebrae Lab, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.

A gerente do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), Viviane Brunelly, abordou a temática a partir de uma visão geral do processo de exportação. O CIN-DF é a área da Federação das Indústrias do DF (Fibra) que dá suporte às empresas para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Viviane falou sobre critérios para escolha de mercado-alvo, definição de estratégias de entrada e requisitos operacionais, como documentação e despacho aduaneiro.

Além disso, a gerente destacou como benefícios do comércio exterior a diversificação de mercados e de riscos e o aumento de competitividade. “No momento em que você começa a pensar no mercado internacional, vai identificar melhorias que precisam ser feitas na empresa e, a partir disso, expandir internamente o seu negócio”, afirmou.

O CIN-DF aproveitou o encontro para lançar o Guia do Comércio Exterior do DF, que traz informações básicas com os passos relativos ao processo de internacionalização. A publicação está disponível online, no site da Fibra..

Ainda na programação de 24 de agosto, os participantes assistiram a uma palestra do professor Erlano Ribeiro, que ministra disciplinas relacionadas a comércio exterior no Centro Universitário Iesb. Ele falou sobre o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), uma certificação específica da Receita Federal para agentes diversos das operações de comércio internacional.

Para Marja de Sá, sócia da Fabrincadeira, o encontro Comércio Exterior na Prática foi uma oportunidade de compreender como começar a vender a outros países. A empresa está no mercado há oito anos e produz móveis infantis de madeira maciça. “A gente acredita que o nosso produto tenha potencial para exportação por ser genuinamente brasileiro. Só que é preciso dar o primeiro passo e a gente não sabia por onde começar. Agora, já temos o caminho”, diz. Ela já tem ideia de qual pode ser o produto inicial para exportação, mas ainda vai avaliar o mercado e estudar valores e potencial de competitividade.

Foto: Victor Hugo Pessoa/FIBRA

Encontro de Conexões
O primeiro evento promovido pelo Hub da Indústria do DF em agosto, no dia 10, foi o Encontro de Conexões: Networking e Negócios. No formato de bate-papo, um grupo de empresários discutiu sobre demandas para inovar na gestão do negócio.

Guto Ferreira, especialista em gerenciamento de projetos e sócio da empresa Brain — que faz análises políticas e econômicas — mediou o encontro e abordou a necessidade de uma rede de parcerias e de profissionais qualificados para atender os serviços e produtos que cada empreendimento entrega. “Para estar na era digital, é preciso ter uma equipe estruturada e com competências alinhadas ao negócio, além de estar antenado às novidades do mercado. Isso evita que passos sejam refeitos e que haja prejuízos, pois os envolvidos sabem o que e como fazer”, explicou o profissional.

Marketing digital
Um dos assuntos mais importantes para os negócios na atualidade, o marketing digital, tema do ciclo de capacitações do Hub da Indústria em fevereiro, voltou a ser abordado em julho. No dia 13, empresários e representantes de empresas dos segmentos atendidos pelo Hub da Indústria (alimentos; construção; movelaria; vestuário; e mármore, granito, artefatos, cimento e concreto) se reuniram na cafeteria Acorde 27, no Lago Norte, para o evento Meetup: Conexões e Networking.

Na ocasião, eles debateram sobre o cenário atual dos negócios, as demandas relacionadas ao mundo virtual e o que estão fazendo para se enquadrar nas necessidades dos clientes que procuram por serviços e produtos online.

Em 25 de julho, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, ocorreu a capacitação A Importância do Google Meu Negócio na Prática, ministrada pela administradora e especialista em Marketing Digital e Comércio Exterior Beatriz Portela, CEO da BP Marketing, e pelo publicitário Célio Carvalho, analista de performance da empresa.

Foto: Marcos Gomes/Fibra

Eles apresentaram estratégias para se destacar na plataforma Google e aprimorar a presença online e o posicionamento de anúncios no Google Ads. “A jornada de escolha do cliente, a validação da compra ou a contratação de um serviço, na maioria das vezes, será feita por meio de uma pesquisa no Google. A pessoa vai avaliar a nota e os comentários que outros deram ao negócio, por isso a importância de ter um bom posicionamento na ferramenta”, explicou Beatriz Portela.

A profissional listou alguns critérios que colaboram para o processo: ter um site; fotos em 360º; endereço, telefones e horários de atendimento atualizados; respostas para os comentários e avaliações — até aqueles que são negativos —; e mídias em formato de vídeo. “Ter essas informações alinhadas ao perfil do empreendimento também o coloca em um bom posicionamento no mapa de calor do Google, que é a visualização da intensidade dos dados em pontos geográficos. Assim, é possível identificar os concorrentes próximos e as vantagens ou desvantagens da própria localização.”

Célio Carvalho, por sua vez, explorou questões sobre como melhorar o processo de venda por meio da internet. “Há canais que vão atrair o público-alvo da empresa de forma mais efetiva. Anúncios em plataformas específicas e o uso de palavras-chaves são ótimos aliados”, disse aos participantes.

Hub da Indústria do DF
O projeto busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

A iniciativa é voltada a empresários e representantes dos segmentos de alimentos, de construção, de movelaria, de vestuário e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto.

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua

Foto de abertura da matéria e da personagem: Victor Hugo Pessoa/Fibra

Foto do encontro de julho: Marcos Gomes/Fibra

Assessoria de Comunicação da Fibra

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