Gabinete do deputado Rogério Morro da Cruz promove parceria inédita visando o protagonismo feminino na ciência
Publicada em 22 de novembro de 2024
No dia 19 de novembro, a equipe do deputado Rogério Morro da Cruz participou de uma reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. O encontro reuniu o Secretário Leonardo Reisman, o Secretário Executivo Alexandre Villain e representantes da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Brasília (IFB) para debater iniciativas voltadas à capacitação de mulheres e ao fortalecimento de sua atuação na ciência e tecnologia.
Entre os participantes, estiveram a Reitora do IFB, professora Veruska Machado, o diretor do campus de São Sebastião, professor Robson Caldas, e representantes da UnB, como os professores Luana Cristina Wouk e João Gabriel Rocha. Durante a reunião, foram apresentados dois projetos de destaque: “Elatech: Transformando Mulheres e Meninas com Tecnologia” e “Meninas e Mulheres na Nanotecnologia”.
O projeto Elatech, liderado pelo IFB, prevê a formação de turmas em Robótica, Cultura Maker e Desenvolvimento de Aplicativos, beneficiando até 120 alunas. Já o programa Meninas e Mulheres na Nanotecnologia, em parceria com a UnB, será implementado em escolas públicas de São Sebastião, incentivando carreiras científicas.
Ambas as iniciativas estão em fase de estudo para a formalização de um convênio inédito regido pelo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016). Esse acordo deve envolver a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a UnB, o IFB e a Finatec, com financiamento de emendas parlamentares do deputado Rogério Morro da Cruz.
O parlamentar, autor da Lei nº 7.400/2024, que institui a Política Distrital de Incentivo ao Protagonismo das Mulheres na Ciência, destacou a relevância dessas ações: “Estamos criando oportunidades reais para as mulheres do Distrito Federal ingressarem e se destacarem na ciência e tecnologia, promovendo inclusão e equidade. Agradeço a todos os parceiros por essa importante colaboração.”
Fonte: blogdocafezinho