Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec sediou uma plenária da Conferência Nacional...

Finatec sediou uma plenária da Conferência Nacional de Educação 2024

A Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, aconteceu entre os dias 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília – DF. O tema central da conferência é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A Finatec sediou a Plenária do Eixo 3 – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade – equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e o combate às diferentes e novas formas de desigualdade, de discriminação e de violência.

A Conferência Nacional, programada para o início de 2024, foi precedida pelas etapas municipais e estaduais. Seus resultados incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. A Conae tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do PNE vigente, subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), com o propósito de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

Entre os objetivos discutidos nesta etapa estavam a avaliação da implementação do atual PNE, o fornecimento de subsídios para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação (PNE), que vigorará no decênio 2024-2034, e a identificação de desafios e necessidades educacionais do país. Também foram aprovados diversos tópicos das conferências municipais e estaduais e que irão nortear a educação brasileira nos próximos 10 anos, pois farão parte do Plano Nacional de Educação 2024 – 2034, política de Estado para a garantia de Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Confira as fotos do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support