Finatec sediou a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Química
Publicada em 21 de agosto de 2023
O projeto é realizado anualmente em todo território nacional com participação de estudantes do ensino médio e ensino técnico profissional de escolas públicas e privadas
A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) aconteceu na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) no último sábado (19/8) com a realização das provas da fase III. A OBQJr será no dia 2 de setembro. O projeto é realizado anualmente em todo território nacional com participação de estudantes do ensino médio e ensino técnico profissional de escolas públicas e privadas.
A competição tem como objetivos estimular o estudo da química, identificar talentos na área e, ainda, promover a inclusão social por meio do conhecimento científico. As inscrições são gratuitas para os estudantes de escolas públicas e, para os estudantes de escolas privadas o valor da taxa de inscrição, em 2023, foi de R$ 4.
“O despertar de talentos em ciências, mais especificamente em Química, é o principal impacto de eventos como a OBQ. Estes talentos e divulgação dos resultados alcançados pelos estudantes brasileiros, além de motivar os jovens permite mais uma via de inserção internacional da ciência brasileira. Esperamos que com a maior visibilidade das etapas da OQDF mais estudantes de ensino fundamental e médio se interessem pela Química, e possam vir a ser selecionados para cursos superiores na área, contribuindo para elevar a qualidade da mão de obra formada no Brasil e no DF, nas áreas de Ciências e Química.”, comenta Cida Prado, professora que aplicou a prova no DF.
A fase III contou com 120 participantes ao todo e atualmente a coordenação da OBQ DF é parte de um projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB), com foco na cooperação entre as licenciaturas da UnB para realização e divulgação da OBQ. Deste modo, a Finatec está viabilizando a realização presencial das OBQ DF e efetivando projeto de extensão da UnB, a principal apoiada.
“O atendimento recebido foi de excelência. Desde a impressão das provas, que foi feita pelo pessoal da parte de eventos, até a recepção e cuidado com os estudantes! A Finatec nos ofereceu toda assistência necessária. Para nós da Coordenação do Distrito Federal da Olimpíada de Química, ficamos muito honrados e agradecidos em poder contar com a Finatec nessa parceria.”, comenta Cida Prado.