Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec recebe os alunos do Colégio Galois...

Finatec recebe os alunos do Colégio Galois para a palestra “Ética dos Algoritmos e a Atuação das Engenharias na Robótica”

Fazer escolhas para vida costuma ser desafiador, quando se trata de carreira pode ser ainda mais difícil, mesmo sabendo que as diversas áreas de mercado tem vertentes e podem ser descobertas ao longo dos anos. Os colégios de ensino médio tem o desafio de incentivar os alunos a descobrirem as possibilidades de carreira e incentivar a fazer escolhas mais assertivas. 

Atividades de  jornada acadêmica podem oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer diferentes áreas de estudo, profissões e carreiras. Isso ajuda os alunos a explorarem seus interesses, habilidades e aspirações, permitindo uma melhor orientação vocacional, além de despertar a curiosidade e o interesse por diferentes áreas do conhecimento.

Na última sexta-feira, 23, o professor Augusto Brasil recebeu os alunos do Galois Gold, um programa inovador para estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar em uma universidade renomada. Com acesso exclusivo a provas, simulados, redações e testes em grupo, os participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o desafio do vestibular.

Professor Augusto Brasil, diretor presidente da Finatec

Na ocasião, os alunos participaram da palestra “Ética dos Algoritmos e a Atuação das Engenharias na Róbotica”, além de conhecer o Laboratório de Automação e Robótica – LARA. Essa experiência proporciona uma visão mais realista da vida acadêmica, dos recursos disponíveis e das atividades desenvolvidas em um ambiente universitário.

A sócia-fundadora do colégio Galois, Dulcineia Marques,  explica o objetivo do programa: “não é só transpor essa barreira dos vestibulares, mas também começar a conhecer a realidade Universitária e a carreira que eles estão cogitando, para que sejam assertivos na escolha profissional”. 

A geração desses jovens não enfrentam mais a evolução da tecnologia, mas sim o desafio de viver num mundo totalmente digitalizado, sem esquecer de praticar os princípios básicos da vida em sociedade: a ética. “Os temas aqui não são só de  tecnologia, não são apenas de inteligência artificial, vocês vão viver cotidianamente a digitalização e a inteligência artificial, mas é fundamental que o sistema de ensino seja  prospectivos para desenvolver habilidades humanas e ética, para a geração de vocês chegar lá na frente e conseguir viver a  inteligência artificial, mas também viver de maneira realmente humana.” comenta, o professor Augusto, diretor presidente da Finatec. 

Professora Cláudia Ucchoa

A professora Cláudia Ucchoa apresentou os projetos do LARA, que se debruçam nos temas:  robótica aérea, móvel, cirúrgica, reabilitação e humanóide, com atividades de pesquisa básica e aplicada.

Dulcineia Morais

“O professor Augusto trouxe essa questão de ética no algoritmo porque a tecnologia está a todo vapor, mas a gente tem uma parte humana que não podemos deixar de cuidar. E é importante eles ouvirem isso aqui porque no ambiente escolar nem sempre conseguimos  trabalhar a ética e a moral no ambiente tecnológico  por causa da quantidade de conteúdo que se tem que oferecer para os vestibulares. Estou muito feliz em mostrar para eles que nós temos que trabalhar ética é uma moral, porque eu sou apaixonada por valores!”, finaliza Dulcineia Morais.

Confira as fotos:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support