Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec recebe oficina que marca início da...

Finatec recebe oficina que marca início da discussão sobre nova Estratégia Nacional de Prevenção ao Lixo no Mar

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, em Brasília, o Departamento de Oceano e Gestão Costeira do MMA, em parceria com a Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos (USP) e o Projeto TerraMar (MMA, ICMBio e GIZ/IKI), promoveu a oficina “Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: Nivelamento governamental”, para o nivelamento do governo federal.

Reuniram-se na sala de Conferências da Finatec, representantes de órgãos como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Turismo (MTur), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Casa Civil, Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM),  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ),  entre outros, estiveram presentes para iniciar a elaboração da Estratégia Nacional de Combate ao Lixo no Mar, com foco na poluição por plástico.

No Brasil, 70% dos resíduos encontrados nas praias consistem em resíduos plásticos. Estima-se que o país contribui com um total de 325 mil toneladas de resíduos plásticos despejados nos oceanos a cada ano. Esse material leva aproximadamente 400 anos para se decompor completamente. Essa presença representa uma ameaça significativa para a marinha e impacta na mudança do clima, uma vez que o oceano desempenha um papel vital na regulação do clima (Oceana, 2020).

Diante disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Comitê de Negociação Intergovernamental (INC, em inglês) em março de 2022, com o objetivo de desenvolver um instrumento internacional legalmente vinculante sobre a poluição por plásticos até o final de 2024. Esse instrumento deve adotar uma abordagem global abrangendo todo o ciclo de vida do plástico.

Reconhecendo a necessidade de uma governança eficaz para enfrentar o desafio do combate ao plástico no mar em âmbito nacional, o evento reuniu instituições do governo federal para iniciar a discussão sobre uma estratégia de redução e prevenção de lixo no mar.

Durante a oficina, foi realizada uma contextualização do problema, uma análise sobre o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (Portaria MMA nº 209, de 22 de março de 2019), um nivelamento de informações sobre as iniciativas já em andamento e um mapeamento das principais representações institucionais que deverão participar da elaboração e da implementação da Estratégia.

Como próximos passos, serão organizados webinários para promoção de debates e capacitação sobre temas relevantes que precisam de  aprofundamento, como plásticos evitáveis, de uso único, desnacessários, microplásticos e seus efeitos na saúde e no meio ambiente, dentre outros levantados na oficina. Além disso, será formado um grupo de acompanhamento para elaboração de um primeiro rascunho da Estratégia de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar e estão previstos outros eventos com a sociedade civil e setor privado para coletar os insumos necessários para elaboração do documento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support