Finatec recebe o primeiro PMODay da RNP
Publicada em 30 de outubro de 2023
Na última semana, os colaboradores da Rede de Ensino e Pesquisa – RNP se reuniram na sala de conferência da Finatec para o primeiro PMODay da instituição, evento que promoveu palestras sobre gestão de projetos e como estabelecer conexões significativas com profissionais de toda a organização.
Um dos objetivos do PMO (Escritório de projetos, setor responsável por implementar e garantir a manutenção dos padrões de Gerenciamento de Projetos adotados pelas organizações), é a disseminação de boas práticas na gestão de projetos. Com lotação máxima, o encontro foi bem recebido pelos colaboradores.
“Temos os escritórios de projetos das diretorias e queremos compartilhar aqui as boas práticas, compartilhar conhecimento espelhado nas normas internacionais, nos preceitos do PMI, do PMO, enfim, é muito importante para nós. Em uma época pós pandemia, a gente trabalha em remoto, então juntar pessoas é uma motivação especial. A gente compartilha conhecimento com os nossos, é falar de gestão de projeto, é melhor ainda. Nós estamos com muitos projetos e essa é uma oportunidade de trabalharmos para melhorar nossa própria gestão.”, afirma Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP.
Na programação, os representantes do Esquadrão do PMO abordaram temas como boas práticas, inovação em gestão, boas práticas de custos, processos e riscos, branding organizacional e os cases de sucesso da RNP.
“Estamos aqui hoje no PMODay, que é um encontro de vários coordenadores gerentes de projetos em busca de troca, compartilhar conhecimentos e informações na metodologia de RNP, no sentido de buscar as melhores práticas para a gestão de projetos. Fazer projeto está no nosso DNA, somos uma empresa que conecta com projetos. Então, à medida que esses que eles vão crescendo, os desafios vão aumentando, se faz necessário rever as nossas metodologias.”, comenta Iara Machado, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na RNP.
Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor de serviço e soluções da RNP, explica como o PMODay impacta no escritório de projetos da instituição. “Trocamos de conhecimentos em relação a gerenciamento de projetos, mas também a essa estruturação de escritórios de projetos na organização, em relação à forma de trabalhar, à interação, à padronização, a questão também do acompanhamento, a forma que nós também vamos internamente poder fazer um acompanhamento da autodireção, dos gestores, das equipes, mas também a forma. O mais importante do que áreas e os escritórios que se espalharam é, nós podermos trazer isso por uma visão mais uníssona, uma visão mais integrada e padronizada em relação a essa iniciativa.”.
Na ocasião, alguns colaboradores da Gerência de Projetos participaram dos painéis com o intuito de absorver novos conhecimentos em gestão ágil. “O maior patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual. Colaboradores capacitados têm mais habilidades de liderança, comunicação, organização e maior disponibilidade para trabalhar em equipe. Eventos como o PMODay além de agregar para o crescimento individual, impulsiona para que práticas ágeis sejam renovadas nos processos da Fundação, melhorando o dia a dia da execução dos projetos, principalmente na qualidade e eficiência organizacional, garantindo a entrega de valor.”, afirma Cláudia Carvalho, analista de Prestação de Contas da Finatec.
“A estrutura da Finatec é excepcional para nós! É em Brasília, é dentro da universidade, é bem fácil. A estrutura é muito boa, nós estamos muito satisfeitos, agradecemos muito a oportunidade de realizar esse evento aqui, tudo de bom, muito obrigado. Nós estamos revendo pessoas, da própria RNP. Tem gente de todos esses lugares. Tem gente que está aqui porque trabalha remoto.”, finaliza Eduardo Grizendi.
Confira as fotos do evento: