Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec recebe o 7º Encontro Brasileiro de...

Finatec recebe o 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

Com tema “Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade”,o 7º Encontro brasileiro de pesquisadores em Cooperativismo aconteceu de 18 a 20 de setembro, na Finatec, em Brasília. 

Estimulando estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas, e o alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências, o EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas.

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou da mesa de abertura do evento e destacou os dados sobre o movimento cooperativista no Brasil. “O cooperativismo brasileiro vem num momento muito interessante, alcançando patamares muito interessantes que vamos destacar no evento. Não que ele esteja perfeito, mas alcançamos patamares muito interessantes esse ano. Superamos a marca dos 20 milhões de colegiados este ano. É um movimento socialmente forte no Brasil. Nós temos 10% da população brasileira nesse movimento. Se considerarmos  os familiares e agregados, vamos chegar no percentual bem interessante da população brasileira, indicado diretamente ao movimento federalista, em todo o estado.” 

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB. Foto: Comunicação Finatec

A professora e coordenadora de ensino, pesquisa e extensão da Escola Superior do Cooperativismo, faculdade vinculada ao Sescope Rio Grande do Sul, Paola Richter Londero, comenta a importância de encontros com a dinâmica proposta: “Então, a gente é credenciado no MEC e atua diretamente nessa parte de ensino e pesquisa. Para nós participar do EBPC é sempre um prazer, porque é um momento onde a gente tem o contato com os professores, com pesquisadores, sabe o que está acontecendo lá na academia e também como isso reflete na prática, porque para nós é muito importante que todas essas pesquisas que estão sendo discutidas aqui realmente tragam esse impacto prático de contribuir com o crescimento, com o desenvolvimento das cooperativas. A  gente vê aqui através das conversas que a gente tem com as diferentes instituições de ensino, que realmente assim, das nossas conversas surgem inquietações e é sempre. A inquietação que move a pesquisa, né?”. 

Paola Richter Londero. Foto: Comunicação Finatec

“A cada encontro acaba saindo uma ideia, um tema novo. A gente entende o que cada um está investigando dentro da sua instituição que às vezes por questão de tempo, distribuição geográfica, a gente não tem condição de encontrar. Mas acho que é um momento super positivo. Os temas e dados abordados são importantes, pelo menos na minha opinião, no sentido de, além do volume financeiro e de pessoas econômico, é uma relação que leva a objetivos sociais também, desde questão ambiental até a questão de pessoas, desenvolvimento, comunidade. É super importante esse tema e às vezes a gente precisa aumentar a carga de trabalho sobre si.”, comenta William Perressim,  professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

William Perressim. Foto: Comunicação Finatec

O representante do Sistema OCB Goiás, Bruno Fonseca, explica as perspectivas do tema e a interação com a Academia. “O cooperativismo enquanto modelo de negócio tem que ser sustentável sob duas perspectivas: da perspectiva social e da perspectiva econômica. Nesse sentido, a pesquisa vem nos mostrar o que é preciso ser modificado nessas estruturas dentro das cooperativas. Eu que sou do mercado não tenho essa capilaridade de ir até as cooperativas para entender o que precisa ser modificado a partir de uma perspectiva do método científico. Eventos como esse, a gente consegue reunir todas essas questões e nos ajuda a pensar o que é tendência, o que precisa ser melhorado.” 

Bruno Fonseca. Foto: Comunicação Finatec

“Já estive em eventos aqui na Finatec antes da pandemia, então foi um prazer rever esse espaço com vocês. As salas são excelentes, né? A gente consegue ter dinâmica tanto de auditório, quanto salas individuais. Esse espaço aqui no hall de confraternização, de trocas. Então, sem dúvida nenhuma, é um espaço perfeito para que a gente consiga realizar eventos como esse.”, comenta a participante Paola Richter Londero.

Confira as fotos do evento:

Fotos: Robson Cesco e Comunicação Finatec 

Fonte: Sistema OCB

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support