Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec recebe MiniDebConf, evento que reuniu comunidade...

Finatec recebe MiniDebConf, evento que reuniu comunidade brasileira do Projeto Debian

Nos dias 25 a 27 de maio, Brasília sediou pela primeira vez uma MiniDebConf. O evento reuniu na Finatec a comunidade brasileira do Projeto Debian para palestras celebrando o maior projeto de Software Livre no mundo.

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre: conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Carlos Henrique Lima Melara

Nas atividades do dia a dia os usuários buscam aplicativos que ajudam a realizar suas tarefas, desde editar um documento até a administração de um negócio, muitas vezes o sistema operacional  é um detalhe para aqueles que não dominam o tema. O Debian vem com mais de 59.000 softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina, um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de pacotes em milhares de computadores de maneira tão fácil quanto instalar um único aplicativo. Todos são livres.

Davi Antônio e Bruno Ribas

Funciona como uma torre: na base está o kernel. Sobre ele estão todas as ferramentas básicas. Acima delas estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — cuidadosamente organizando e ajustando o restante de modo que tudo funcione em conjunto.

Um dos organizadores do evento, Lucas Kanashiro, comenta a importância desses encontros da comunidade: “A ideia de promover esse projeto é fomentar o tema de Software Livre como um todo. Então a liberdade do usuário de poder executar compartilhar e distribuir, soltar a maneira que quiser, em contrapartida software privativo, onde os usuários não tem essa liberdade. Então  aqui na MiniDebConf Brasília a gente tá tentando fortalecer essa comunidade aqui em Brasília, aos poucos estamos conseguindo atrair pessoas novas, estudantes e profissionais da área.”, comenta o desenvolvedor oficial do Debian. 

Lucas Kanashiro

Assim como esse projeto mundial, a Finatec também busca criar conexões e estabelecer ambientes propícios para o crescimento de comunidades de desenvolvedores de tecnologias. “ Tivemos a oportunidade de realizar o evento aqui na Finatec através da professora Carla Rocha, que também compartilha vários valores que a gente tá buscando aqui no no evento. O espaço aqui é bem amplo, arejado, os funcionários são muito prestativos, todos os imprevistos que a gente encontrou e foram solucionados de certa forma de maneira muito tranquila. Espaço excelente, gostamos bastante do auditório e do anfiteatro, além do prédio ser bem localizados, até pelo fato de ser próximo aqui ao centro do de Brasília, onde pessoal que vem era de os estados estão  hospedados bem perto, então aqui ficou um lugar bem estratégico.”, exclama Kanashiro.

Conheça mais sobre o Projeto Debian: https://brasilia.mini.debconf.org/

Fonte: Debian Brasil

Confira as fotos do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support