Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec produz o I Seminário Internacional e...

Finatec produz o I Seminário Internacional e I Encontro da Região Norte sobre Desnutrição e Insegurança Alimentar e Nutricional

Diante do complexo cenário alimentar e nutricional da população da Região Norte do Brasil, que se destaca por ter o maior número de famílias que relatam redução parcial ou severa do consumo de alimentos, o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) promovem o I Seminário Internacional e I Encontro da Região Norte sobre Desnutrição e Insegurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece até 21 de setembro, no Centro de Convenções/Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC) e conta com o apoio e produção da Finatec.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de déficit de altura para idade foi reduzida pela metade entre 1996 e 2006, passando de 13,5% para 6,8%, com declínio médio anual de 6,3%. “Temos a urgência de tirar o Brasil do mapa da fome e de priorizar os povos originários no foco dessa política. O Acre é um estado valoroso para iniciar essa conversa tão complexa e, reunindo esforços, temos o poder de superar a miséria no território nacional e países vizinhos.”, destacou Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde, representando o Ministério da Saúde.

Foto: James Maciel – Panorama Vídeo

Apesar do avanço na redução das taxas de desnutrição em nível nacional, o agravo se manteve alerta em crianças menores de cinco anos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, crianças indígenas e outros públicos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre, Ednaceli Damasceno, destacou a importância da discussão dessa temática no atual momento do país. “A região Norte tem especificidades que agravam ainda mais a situação de insegurança alimentar. Precisamos estar unidos para discutir estratégias e políticas públicas para combatê-la.”

Foto: James Maciel – Panorama Vídeo

Devem participar do evento cerca de 190 convidados, representantes de toda a Região Norte, entre eles gestores estaduais da saúde, da proteção social, representantes das câmaras técnicas estaduais de segurança alimentar e nutricional (Caisan), representantes dos distritos sanitários indígenas (Disei), além de entidades como a Unicef, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e Pastoral da Criança. Também foram convidados gestores de saúde de países como Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia.

Foto: James Maciel – Panorama Vídeo

Confira as fotos:

Foto: James Maciel – Panorama Vídeo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support