Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec participa do primeiro Scientific Fast Track...

Finatec participa do primeiro Scientific Fast Track organizado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Biomédica – PPGEB e o Laboratório de Engenharia Biomédica – LAB

O evento apresentou para a sociedade os resultados reais de projetos desenvolvidos pela Fundação 

Finatec participa do primeiro Scientific Fast Track organizado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Biomédica – PPGEB e o Laboratório de Engenharia Biomédica – LAB com o objetivo de estabelecer Diálogos Interativos: Uma abordagem ágil e focada na aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico para solução de necessidades em saúde.

Leila Rodrigues, analista e Suellen Carvalho, gerente de Relacionamento e Novos Negócios da Finatec

O primeiro projeto é o “Ampliação das atividades de angiogênese e vasculogênese estimuladas por terapia de fotobioestimulação associada a fração proteica do biomaterial látex em plataformas de ensaio Organ-on-a-chip para melhorias de feridas crônicas de pele”, tem por objetivo investigar ampliação da angiogênese e vasculogênese estimuladas pela aplicação do sistema de fotobioestimulação, associado à membrana de látex – com foco na fração proteica FrHbI avaliados em plataformas de simulação Organ-on-a-chip.

O segundo é o “Condução térmica ativa derivado do biomaterial látex natural da Hevea brasiliensis associado a nanopartículas aplicado na prevenção da fístula átrio-esofágica para maximizar a segurança da ablação cardíaca por radiofrequência”, que busca o desenvolvimento de uma nova tecnologia intraesofágica derivada de biomaterial látex associado a nanopartículas com efeitos anti inflamatórios, instrumentada para controle térmico com troca de calor ativa, visando à preservação da parede esofágica e à redução da incidência da FAE, a ser avaliada em ensaios não-clínicos, e simulada por meio de modelo matemático, para orientar ensaios clínicos futuros.

E esses projetos são financiados por meio de emendas parlamentares, concedidas pela deputada Erika Kokay, a coordenadora dos projetos, professora Suélia Fleury afirma que a iniciativa do evento é importante para encaminhar os projetos. “Ambos os projetos têm resultados interessantes. Resultados científicos que a gente queria apresentar e mais que isso, fazer com que a comunidade pudesse discutir eles com a gente. Por isso que organizou-se o evento do Fast Track para ser um momento de discussão, e com essa característica em que o público, a plateia, pudesse, de maneira sucinta, se integrar daquilo que está sendo discutido e desenvolvido dentro dos dois projetos”

professora Suélia Fleury, coordenadora do projeto

“O objetivo maior é  avançar na questão da discussão técnica, entender qualquer objeto do trabalho, quais seriam os resultados que a gente já tinha tido, avaliar os impactos e, diante disso, a comunidade trazer possibilidades, questionamentos, compreensões. E fazendo, especialmente, conexões. Então, o grupo conseguiu montar essa estrutura e realizamos esse evento, que foi um sucesso.”, finaliza  a professora Suélia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?