Finatec participa de congresso sobre papel das fundações
Evento acontece em Brasília entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, trazendo mesas redondas e oficinas
A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) participa do 6º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento será em Brasília, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.
O tema do encontro é “O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil” que tem como objetivo difundir o papel das fundações de apoio por meio de conferências, mesas-redondas e fóruns.
Também vão acontecer oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração estimulando parcerias e intercâmbio de ideias entre essas entidades, além de buscar mais agilidade e segurança aos projetos de pesquisa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) apoiadas pelas 99 fundações filiadas ao Confies.
Diretor-presidente da Finatec, Augusto Brasil afirma que trazer o evento do Confies para Brasília dá possibilidade de congregar todas as fundações. “As fundações cumprem hoje um papel fundamental que é complementar muitos recursos que foram tirados das universidades em forma investimento, infraestrutura e custeio. As fundações conseguiram suprir não só para dentro das universidades em termos de manutenção e infraestrutura, mas também no financiamento de projetos e bolsas de pesquisa, contratação de pessoas e compra de equipamento que é uma agregação de valor enorme para a ciência do país”, defende.
A programação
O presidente do Confies, Antônio Fernando de Souza Queiroz, explica que, no primeiro dia, haverá fóruns onde os representantes das fundações poderão discutir assuntos específicos para cada uma das categorias. “Haverá o fórum dos presidentes das fundações, dos gestores, dos procuradores, dos contadores, das equipes da tecnologia da informação e fórum dos comunicadores”, detalha.
No segundo dia, o debate será em uma mesa com o tema “O Estudo sobre relações dos órgãos de controle para com as fundações de apoio” e três oficinas. Assembleia geral ordinária do Confies e a celebração dos 36 anos do Confies, com a entrega do prêmio boas práticas em 2023. No terceiro e último dia, a mesa terá como tema “A incorporação das fundações de direito privado na chamada administração pública” e oficinas.
Durante o congresso, vai ser divulgado o resultado do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio –, concurso criado há cinco anos para premiar os melhores projetos desenvolvidos por essas entidades.
Fundações de Apoio
O Confies reúne 99 fundações de apoio que gerenciaram no ano passado mais de R$ 9 bilhões da atividade de pesquisa de mais de 230 universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa. Catalisadoras de recursos para instituições de ensino superior, essas instituições de direito privado são credenciadas pelo MEC e MCTI e instituídas e veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal.