Finatec gerencia projeto de cooperação institucional entre a Boeing e a UnB
Publicada em 25 de junho de 2026
A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) é responsável pela gestão administrativa e financeira de iniciativas desenvolvidas no âmbito do TransLab – Laboratório de Modelagem Computacional e Inteligência para Transporte, da Universidade de Brasília (UnB), voltadas à pesquisa em transporte aéreo e mobilidade aérea avançada.
Recentemente, o laboratório passou a contar com apoio da Boeing Brasil, por meio do programa Boeing Global Engagement (BGE), para o desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica e projetos acadêmicos relacionados à área de Transporte Aéreo, com foco em Mobilidade Aérea Urbana (UAM), Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O apoio reconhece a trajetória de pesquisas desenvolvidas pelo grupo ao longo dos últimos anos e contribui para a continuidade das atividades acadêmicas e científicas conduzidas pelo laboratório.
O TransLab é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2008 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) e ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UnB, atuando de forma interdisciplinar na pesquisa em sistemas de transporte aéreo inteligentes.
Entre 2015 e 2018, a Boeing apoiou o desenvolvimento do projeto “4D Modeling for Efficient Flight Path with Collaborative Trajectory Option Program for Brazilian Scenarios (4D EFP BR)”, gerenciado pela Finatec. A iniciativa contribuiu para a capacitação de docentes e estudantes da UnB em pesquisas avançadas em gerenciamento de tráfego aéreo e resultou no depósito de uma patente concedida nos Estados Unidos.
Em reconhecimento à relevância do laboratório, a revista IEEE Intelligent Transportation Systems Magazine publicou, em 2022, a reportagem institucional “TransLab: Transportation Intelligent Computing Laboratory at the University of Brasília, Brazil”, destacando as pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
Mais recentemente, o laboratório lançou uma nova linha de pesquisa dedicada ao projeto Eixão–UAM, que propõe um framework integrado para o projeto, simulação e otimização iterativa de um corredor estruturado de Mobilidade Aérea Urbana sobre o eixo rodoviário central de Brasília (Eixão), alinhado ao ecossistema brasileiro de gerenciamento de tráfego de aeronaves não tripuladas (BR-UTM).
Ao longo da trajetória dos projetos desenvolvidos pelo TransLab, a Finatec tem atuado no suporte administrativo e financeiro das iniciativas, contribuindo para a execução das atividades e para o fortalecimento das ações de pesquisa e inovação conduzidas pela Universidade de Brasília.












