Notícias

Finatec comemora 30 anos

Quando a UnB estava prestes a completar 30 anos, 12 professores das áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Física cheios de projetos de pesquisa e muita vontade de fazer acontecer,  instituíram a Finatec.  Com o objetivo de viabilizar projetos científicos, tecnológicos e de inovação, numa pequena sala da Universidade de Brasília, a Fundação começava a dar seus primeiros passos em março de 1992.

Ao longo dos seus 30 anos, a  Finatec faz a gestão dos projetos, cursos e eventos seguindo seu propósito:

“Conectar e apoiar pessoas interessadas em melhorar o mundo através do conhecimento aplicado é o que nos move em direção ao aprimoramento constante”

Comemoração

Após dois anos com as suas atividades de forma híbrida, a Fundação inicia o retorno ao presencial, respeitando as regras sanitárias e proporcionando um ambiente seguro para todos. No dia 14 de março, os colaboradores e gestores puderam comemorar três décadas de trabalho, no primeiro evento presencial desde 2020.

“Quando pensamos em comemorar o 30º aniversário da Finatec ficamos em dúvida do que deveríamos preparar para a Fundação, mas tínhamos certeza de que não poderia passar em branco. Até porque são 30 anos de história, 30 anos em que nossa querida Finatec faz a diferença no mundo da pesquisa, apoiando financiadores e pesquisadores. Além do mais, foi o primeiro evento com todos os colaboradores depois do período de isolamento.”, explica Patrícia Borges, da Gestão de Pessoas.

Feita por pessoas, para pessoas

No evento, o professor Augusto Brasil falou da sua satisfação de estar à frente da Fundação nos 30 anos, “Pra mim é uma grande felicidade a oportunidade que eu tenho atualmente de estar presente como diretor presidente comemorando os 30 anos da Finatec. E não somente eu, mas toda essa geração de pessoas que está hoje na Finatec teve essa oportunidade de comemorar os 30 anos. E por que a felicidade? Porque a Finatec é feita pelas pessoas e se ela está aqui é por causa das pessoas. De todas as fundações que existiram na Universidade de Brasília, a Finatec, atualmente, é a única que ainda está sobrevivendo nesses 30 anos e sobreviveu por causa não só daqueles primeiros instituidores que tiveram a primeira ideia, tiraram dinheiro do bolso e instituíram a Finatec mas por todas as pessoas que vem colaborando ao longo desses anos todos; os diretores do passado, os membros do conselho, membros do conselho fiscal e dos colaboradores daqui de dentro”, exclama o professor Brasil.

Professor Augusto Brasil, diretor presidente da Finatec

Com um time de colaboradores empenhados em contribuir para a aplicação de conhecimento, através das pesquisas, cursos e eventos, Augusto destaca a importância das pessoas na história da Finatec: “A Finatec é o que é  porque tem esse corpo de colaboradores que seguram a peteca. Daqui a 30 anos ou 60 ou 90, o que for, lá na frente vamos poder dizer “Olha, nós estamos aqui por causa dessa geração que estava lá atrás que também foi um tijolinho que fez parte dessa construção da Finatec.” Temos que comemorar isso.”

“A Finatec tem esse tesouro que são as pessoas e elas carregam a nossa missão para a sociedade: transferir todo esse conhecimento, tudo o que a gente tem dentro das nossas apoiadas para a universidade, retornar para a sociedade aquilo que nós tivemos da sociedade. É muito bonito ver nosso papel como pessoas sendo importante”, finaliza o professor Augusto Brasil.

Em comemoração às três décadas, a Finatec lançou um logotipo comemorativo e apresentou aos colaboradores o novo vídeo institucional. Confira:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support