Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec apoia Seminário Internacional Democracia, Território e...

Finatec apoia Seminário Internacional Democracia, Território e Participação Social

Publicada em 3 de novembro de 2025

Realizado nos dias 29 a 31 de outubro, no auditório da Finatec, o Seminário Internacional “Democracia, Território e Participação Social” foi realizado pela Secretaria – Geral da Presidência da República (SGPR), juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Rosa Luxemburgo e a Escola Nacional Paulo Freire.

Entre os palestrantes e participantes de destaque durante o evento, estiveram:
– Jesús Ramírez, o coordenador da Assessoria da Presidência da República do México;
– Álvaro Zavala, o diretor-geral de Operação Integral de Programas da Secretaria de Bem-Estar do Governo do México;
– Fernanda Miño, a ex-secretária de Integração Urbana do Governo da Argentina
– Alberto Benavides, o senador da República da Colômbia;
– Ana Maldonado, a coordenadora de Relações Internacionais da Frente Francisco de Miranda, Venezuela;
– Aldaíza Sposati, da PUC – SC;
– João Pedro Stédile, do Conselho Popular do BRICS.

Este evento é resultado da parceria de diversas instituições públicas comprometidas com a democracia e trouxe grandes ideias e experiências latino-americanas, com o intuito de fomentar a participação da sociedade na política brasileira, educação e intercâmbio.

Thays Carvalho, a coordenadora da pesquisa “Democracia, Território e Participação Social”, no primeiro dia, teve um breve discurso falando sobre o caminhar da pesquisa dentro do período de dois anos até o dia do Seminário Internacional e enfatizou o percurso metodológico do evento que foi dividido em dois momentos. Sendo eles: a mesa de debate e grupos temáticos para aprofundamento dos temas propostos.

As mesas de debate proporcionou de forma clara e objetiva para reflexão, o atual cenário vivido dentro da economia, política e social na América Latina; as experiências de economia popular e solidária, impulsionadas por organizações da sociedade civil ou por políticas públicas; os avanços da democratização incompletos perante a persistência das desigualdades; e como o papel da sociedade e a importância do território impacta na composição, na formulação, avaliação, monitoramento e execução das políticas públicas.

O encerramento do segundo dia, foi marcado pela presença de Guilherme Boulos, Ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e dos representantes do Luiz Marinho, Ministro de Estado do Trabalho e Emprego (MTE), Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS) e Alexandre Padilha, Ministro de Estado de Saúde (MS).

No dia 31 de outubro, ocorreu a Reunião Técnica que teve sua abertura com o tema “Potenciais, limites e desafios da realidade brasileira”, além de trabalho e socialização em grupo, sendo finalizado de forma bem-sucedida.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?