Finatec apoia III Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília
A III Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília (UnB) reuniu, de 26 a 28 de setembro, na Fazenda Água Limpa – Campo Experimental da Universidade de Brasília (UnB), alunos, professores, expositores, visitantes e produtores. Com o tema “Apoiando a Mulher no Campo”, a feira promoveu o conhecimento e possibilitou a união entre teoria e prática por meio de diversos minicursos, palestras, dia de campo, exposição de produtos agropecuários e de produtos frescos.
“Nós escolhemos esse tema “apoiando a mulher no campo” porque hoje cerca de 50 a 60 por cento das propriedades rurais são tocadas por mulheres. A gente vê como elas estão sendo inseridas nesse meio e como cerca de metade do nosso curso já é preenchido por mulheres. A gente vê nelas a força que o agro precisa para se mover, a gente vê nelas o futuro e por isso a importância de apoiá-las e mostrar que existe uma equidade nesse ramo, não é pela questão de força física, vai muito além disso.”, explica a professora Michelle Vilela, uma das coordenadoras da feira.
Realizada por três grupos de pesquisa da UnB ー o Grupo de Estudos em Horticultura (Gehorti), o Grupo de Estudos em Pecuária (Gepec) e o Laboratório de Mecanização Agrícola (Lamagri) ー, a feira contou com atividades entre minicursos, palestras, mesas-redondas, atividades culturais e visitas guiadas à Fazenda Água Limpa (FAL/UnB), tudo com o objetivo de divulgar as práticas e tecnologias desenvolvidas na UnB e promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Distrito Federal e na RIDE.
A feira tem a previsão de receber mais de 500 alunos das escolas públicas do DF e aproximadamente 1.500 pessoas da comunidade. As crianças terão um momento muito especial em que poderão aprender a plantar e a cuidar de animais. Todas as atividades voltadas aos alunos terão acompanhamento dos professores e pesquisadores dos grupos de pesquisa.
“A feira contou com 28 minicursos, nós superamos as nossas expectativas, batemos a meta de público em apenas dois dias, no primeiro dia vieram 560 crianças, cerca de 80 idosos. No segundo dia recebemos 70 adolescentes, cerca de 40 idosas, tivemos 900 inscrições, para os cursos, então a feira está tendo uma rotatividade bem alta, os expositores estão gostaram muito!”, exclama a coordenadora.
A Finatec apoiou a terceira edição da feira em parte da estrutura do evento: “A parceria com a Finatec foi essencial para o nosso projeto acontecer, vocês acreditarem na gente, acreditarem no potencial desse projeto aqui foi muito importante, nós contamos com o apoio de vocês em diversas áreas e a presença de vocês aqui no stand também está sendo muito importante para representar os parceiros da universidade aqui, que esse é um evento da nossa universidade, é um evento de extensão, a Finatec faz parte da nossa universidade.”, comenta a professora Michelle Vilela.
Confira mais fotos: