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Estudo de Comportamento Diferencial de Itens

Publicada em 26 de agosto de 2025

O Inep realizou a aplicação de uma prova para promover um estudo com foco no comportamento de questões de múltipla escolha criadas para compor o Banco Nacional de Itens (BNI), que forneceu insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Instituto. A ação teve como objetivo garantir a qualidade técnico-pedagógica e psicométrica dos itens que puderam fazer parte de instrumentos avaliativos.

Quem participa?

Prêmio CAPES Talento Universitário 2025 reconhece o desempenho dos estudantes com destacado grau de desenvolvimento de competências cognitivas. Os inscritos nos municípios que fizeram parte do Estudo sobre Comportamento Diferencial de Itens estiveram habilitados a participar da iniciativa do Inep.

Vale destacar que, conforme previsto no edital do Prêmio CAPES Talento Universitário 2025, em razão do interesse do Ministério da Educação (MEC) em estudos longitudinais de acompanhamento de trajetórias discentes, os candidatos poderão ser convidados a participar de etapas futuras de acompanhamento do seu percurso de formação acadêmica, envolvendo participação em entrevista ou preenchimento de questionários.

Inscrições

Os participantes do Prêmio CAPES Talento Universitário 2025 receberam, via e-mail, o link para inscrição no Estudo sobre Comportamento Diferencial de Itens.
Foram disponibilizadas 3.250 vagas, que foram preenchidas por ordem de data/horário da inscrição, distribuídas entre os municípios participantes.

Prova e premiação

A prova, composta por 80 questões de múltipla escolha, foi realizada no dia 25 de junho, no período da tarde, no mesmo município indicado para a aplicação do Prêmio CAPES Talento Universitário 2025. A aplicação ocorreu no formato digital, no local previamente informado pelo Inep.

A presença do inscrito foi remunerada com o valor de R$ 400,00, desde que as questões fossem respondidas entre duas e três horas de prova.
Foi eliminado o participante que se ausentou da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início.

Os 600 candidatos com maior percentual de acertos no estudo receberam o valor de R$ 2 mil.

Envie suas dúvidas para estudos.dif.2025@inep.gov.br

Procedimento de Pagamento

Os pagamentos referentes à participação dos estudantes no Estudo DIF, uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Universidade de Brasília (UnB), serão realizados conforme cronograma estabelecido pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), entidade responsável pela execução financeira do projeto.

Serão contemplados:

  • Os estudantes que permaneceram, no mínimo, 2 horas na aplicação da prova; e
  • Os 600 estudantes mais bem classificados, conforme critérios definidos no estudo, que receberão premiações adicionais.

O Inep enviará um e-mail diretamente aos estudantes informando que atenderam aos critérios para recebimento da bolsa e/ou da premiação, e conforme previsto no Termo de Aceite do estudo, não haverá divulgação pública de resultados gerais, por se tratar de um estudo de natureza científica.

A Finatec entrará em contato diretamente com os estudantes elegíveis, por meio de e-mail, para solicitar o preenchimento e/ou atualização cadastral necessário ao repasse dos valores.

  • O link para cadastro será enviado em 1º de setembro de 2025.
  • Os estudantes terão um prazo de 5 dias para preencher e revisar os dados.

A atualização correta das informações é essencial para o processamento dos pagamentos.

Cronograma de pagamentos

  • 1/9/2025 – Envio do link de cadastro (prazo de 5 dias para preenchimento e revisão dos dados)
  • 22/9/2025 – 1ª data de pagamento: bolsa no valor de R$ 400
  • 29/9/2025 – 2ª data de pagamento: bolsa no valor de R$ 400
  • 13/10/2025 – 3ª data de pagamento: premiação de R$ 2.000 para os 600 mais bem classificados
  • 27/10/2025 – 4ª data de pagamento: estudantes remanescentes com pendências ou problemas anteriores

Os pagamentos serão realizados de forma escalonada, conforme a regularização cadastral e a liberação dos recursos.

Órgãos responsáveis

  • Inep: É o órgão proponente do estudo, que firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com repasse financeiro para a UnB a fim de viabilizar a pesquisa. O Inep tem como missão promover estudos, avaliações e pesquisas voltadas ao sistema educacional brasileiro, assegurando a produção de informações claras e confiáveis para subsidiar políticas públicas de qualidade e equidade.
  • Universidade de Brasília (UnB): É a instituição executora da pesquisa. Professores e pesquisadores da UnB conduzem o estudo conforme plano de trabalho previamente pactuado com o Inep. Em conjunto com o Instituto, ela define os critérios de seleção, avaliação e classificação dos participantes.
  • Finatec: Atua como fundação de apoio à UnB e responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto. Cabe à Finatec executar os procedimentos de pagamento das bolsas e premiações.

Assuntos relacionados aos pagamentos devem ser tratados pelo e-mail projetoinep@finatec.org.br ou por meio do Whatsapp (61) 3348-0555.

Dúvidas sobre o estudo ou os critérios de seleção: estudos.dif.2025@inep.gov.br

Perguntas frequentes

1. No cadastro dos dados bancários pede o digito da conta porém minha  conta não possui digito?

Se a sua conta não possuí dígito não insira nenhuma informação, deixe em branco.

Não se faz necessário o preenchimento do campo “nome da agencia” se o seu banco for virtual pois o mesmo não possui uma agencia física . 

Obrigatório 7 informações: nome, telefone, e-mail, RG, CPF, dados bancários, data de nascimento; 3 documentos: Identidade/CNH (RG +CPF), Comprovante de endereço e Dados bancários

Não é necessário dados e nem documentos dos dependentes.

2. Como saber se meu cadastro foi concluído com sucesso no sistema?

Após realizar o cadastro aparecerá a confirmação. Revise e veja se está tudo correto, em caso positivo basta aguardar, vamos validar os seus dados.

O responsável por divulgar o resultado e as devidas classificações é o INEP; 

Quem estiver sem acesso ao e-mail da inscrição deve encaminhar um e-mail para avaliacao.enem.inep@gmail.com nos seguintes moldes:

  • Título: NOME COMPLETO – Sem acesso ao e-mail
  • Informar: Nome completo, CPF, RG e e-mail novo

Anexar: documento com foto

3. Os resultados de quem vai receber os 2000 R$ ainda será divulgado ou já estão mandando junto com esse email sobre os R$ 400? 

Os alunos que ganharam os 2000 serão informados no mesmo e-mail sobre os 400 reais, diretamente pelo INEP.

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