Encontro debate política social, capitalismo, democracia, avanço da direita no Brasil e no mundo
Publicada em 2 de julho de 2024
O VII Seminário Internacional de Política Social será realizado de quarta a sexta-feira desta semana no auditório da Finatec
Professores de nível superior, docentes de cursos de graduação e pós-graduação, educadores com mestrado e doutorado, além de estudantes orientados por seus docentes, participam do VII Seminário Internacional de Política Social promovido esta semana, de quarta a sexta-feira, 03 a 05 de julho, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília. O Encontro foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB.
O VII Seminário, que deveria ter sido realizado em 2020 e foi suspenso em decorrência da pandemia de COVID-19, trata dos “Desafios para a Política Social e a Democracia no Capitalismo Tardio: tecnologia, corporações, desinformação e o avanço da direita”.
De acordo com a coordenadora, professora Sílvia Cristina Yannoulas, ao longo de três dias serão debatidos os dilemas da política social em meio a transformações estruturais e históricas que interpelam a democracia como processo e valor universal. “O seminário visa compreender as dinâmicas contraditórias que desafiam a democracia e exigem dela maior radicalidade. O tema será abordado a partir de três eixos primordiais” adianta ela.
A professora explica que o primeiro tema faz uma reflexão crítica sobre o significado e os potenciais das políticas sociais no capitalismo atual, caracterizado pelo avanço da direita e da extrema direita no Brasil e no mundo. O segundo eixo busca compreender os desafios e as estratégias de luta frente ao colonialismo digital, às novas formas de exploração do trabalho e de gestão social.
A coordenadora conclui que o terceiro eixo ressalta a perda da soberania política de Estados e o aumento do domínio do mercado e das corporações, gerando o consequente esvaziamento do poder popular no processo de tomada de decisões políticas e econômicas.
Seminários anteriores
Em 2002, por ocasião da inauguração do doutorado, o Programa de Pós-graduação de Política Social organizou o I Seminário Internacional intitulado “Novos Paradigmas da Política Social”. Em 2004 e 2006 foram realizados, respectivamente, o II e o III Seminários com os seguintes temas: “Política Social: Alternativas ao Neoliberalismo” e “Política Social, Justiça e Direitos de Cidadania na América Latina”.
O IV Seminário Internacional ocorreu em 2009 com o tema “Política Social, Trabalho e Democracia em Questão”. A quinta edição do Seminário Internacional ocorreu em 2012, com o tema “Desafios da Política Social na Contemporaneidade”. Com essa edição o formato do seminário foi alterado, pois passou a contar com a apresentação de comunicações científicas, além das mesas redondas e os minicursos.
O VI Seminário Internacional de Política Social, com o tema “Que Política Social para Qual Emancipação?” aconteceu em 2017. Importante ressaltar que em todas as edições dos seminários, o PPGPS contou com o imprescindível apoio financeiro da CAPES e do CNPq, e com patrocínio e colaboração da UnB através do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Departamento de Serviço Social. Esses apoios permitiram a participação integralmente gratuita.