Notícias

  • Notícias
  • /
  • Encontro debate política social, capitalismo, democracia, avanço...

Encontro debate política social, capitalismo, democracia, avanço da direita no Brasil e no mundo

O VII Seminário Internacional de Política Social será realizado de quarta a sexta-feira desta semana no auditório da Finatec

Professores de nível superior, docentes de cursos de graduação e pós-graduação, educadores com mestrado e doutorado, além de estudantes orientados por seus docentes, participam do VII Seminário Internacional de Política Social promovido esta semana, de quarta a sexta-feira, 03 a 05 de julho, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília. O Encontro foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB. 

O VII Seminário, que deveria ter sido realizado em 2020 e foi suspenso em decorrência da pandemia de COVID-19, trata dos “Desafios para a Política Social e a Democracia no Capitalismo Tardio: tecnologia, corporações, desinformação e o avanço da direita”. 

De acordo com a coordenadora, professora Sílvia Cristina Yannoulas, ao longo de três dias serão debatidos os dilemas da política social em meio a transformações estruturais e históricas que interpelam a democracia como processo e valor universal. “O seminário visa compreender as dinâmicas contraditórias que desafiam a democracia e exigem dela maior radicalidade. O tema será abordado a partir de três eixos primordiais” adianta ela.

A professora explica que o primeiro tema faz uma reflexão crítica sobre o significado e os potenciais das políticas sociais no capitalismo atual, caracterizado pelo avanço da direita e da extrema direita no Brasil e no mundo. O segundo eixo busca compreender os desafios e as estratégias de luta frente ao colonialismo digital, às novas formas de exploração do trabalho e de gestão social. 

A coordenadora conclui que o terceiro eixo ressalta a perda da soberania política de Estados e o aumento do domínio do mercado e das corporações, gerando o consequente esvaziamento do poder popular no processo de tomada de decisões políticas e econômicas.

Seminários anteriores

Em 2002, por ocasião da inauguração do doutorado, o Programa de Pós-graduação de Política Social organizou o I Seminário Internacional intitulado “Novos Paradigmas da Política Social”. Em 2004 e 2006 foram realizados, respectivamente, o II e o III Seminários com os seguintes temas: “Política Social: Alternativas ao Neoliberalismo” e “Política Social, Justiça e Direitos de Cidadania na América Latina”. 

O IV Seminário Internacional ocorreu em 2009 com o tema “Política Social, Trabalho e Democracia em Questão”. A quinta edição do Seminário Internacional ocorreu em 2012, com o tema “Desafios da Política Social na Contemporaneidade”. Com essa edição o formato do seminário foi alterado, pois passou a contar com a apresentação de comunicações científicas, além das mesas redondas e os minicursos. 

O VI Seminário Internacional de Política Social, com o tema “Que Política Social para Qual Emancipação?” aconteceu em 2017. Importante ressaltar que em todas as edições dos seminários, o PPGPS contou com o imprescindível apoio financeiro da CAPES e do CNPq, e com patrocínio e colaboração da UnB através do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Departamento de Serviço Social. Esses apoios permitiram a participação integralmente gratuita. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support