CTMU promove seminário internacional sobre transporte sobre trilhos no DF em parceria com a Finatec
Publicada em 21 de agosto de 2025
Precarização do metrô e direito à cidade abrem os debates na CLDF
Começou nesta quinta-feira (21), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o II Seminário Internacional sobre Mobilidade Urbana, promovido pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec) e a Unale. Com o tema “Sistemas sobre Trilhos, Eletrificação e Descarbonização: Pensando na Mobilidade do Futuro”, o evento segue até sexta-feira (22), reunindo especialistas do Brasil, Portugal e Chile.
Na abertura, o presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), criticou a falta de expansão do metrô de Brasília desde sua inauguração, em 2001. “Desde que foi inaugurado, se todos os governos que passaram pelo Distrito Federal tivessem feito apenas 1,8 km de trilho, hoje nós teríamos o metrô até o final da Asa Norte, teríamos concluído em Ceilândia e em Samambaia e talvez estaríamos pensando na segunda linha”, afirmou.

Também integrante da CTMU, o deputado Fábio Felix (PSOL) disse que a população brasiliense está “vivendo um abandono estrutural do metrô”, citando problemas como superlotação de vagões, ausência de novos trens, falta de funcionários e baixa confiabilidade nos serviços de manutenção. “O que era um sonho virou um pesadelo. Que esse dia de hoje seja um alerta para a situação de profunda precariedade no metrô do Distrito Federal”, declarou. O parlamentar destacou ainda a importância da atuação do SindMetrô/DF, que defende o metrô como política pública essencial.

Os debates também trouxeram à tona o conceito de direito à cidade, que, segundo Fábio Felix, está diretamente ligado ao direito à mobilidade.
“O direito à cidade é o acesso à cultura, é você chegar num cinema, é você acessar um museu, é ter acesso a atividades complementares de educação, é você poder buscar um emprego, é você poder ter acesso aos serviços públicos. A mobilidade é o coração do direito à cidade”, explicou.
O deputado Gabriel Magno (PT) alertou para os riscos da privatização de espaços públicos, citando a concessão da Rodoviária do Plano Piloto como exemplo de exclusão urbana.
“A privatização do centro da cidade escancara um modelo de organização muito excludente. Nós estamos vendo uma intervenção para garantir a exploração privada de um espaço público”, avaliou.

O professor Augusto Brasil, coordenador do Hub de Mobilidade da Finatec, destacou que os encontros promovidos pela CTMU têm sido propulsores de novas políticas públicas. Ele lembrou que o primeiro seminário tratou da tarifa zero, tema que hoje ganha espaço em diversas cidades brasileiras. “Vemos agora vários municípios do Brasil aderindo à tarifa zero e o Distrito Federal também testando a tarifa zero. Isso é a materialização de um debate constante sobre o tema. É um grande sucesso e mostra a importância de um seminário como esse aqui”, avaliou.

O diretor presidente da Finatec, professor Daniel Monteiro Rosa, também ressaltou o papel da Fundação de aproximar universidade, sociedade e poder público. “O seminário é a oportunidade de a Finatec, mais uma vez, prestar o seu papel, que é trazer benefícios para a sociedade e conectar todos numa discussão de extrema importância para o DF. A ideia do Hub de Mobilidade é ser o motor propulsor dessas discussões, com participação de diferentes áreas, do poder público e da classe empresarial. Precisamos de um transporte público eficiente, que traga ganhos significativos no deslocamento da população que trabalha e estuda no DF”, explicou.

Segundo ele, ainda há dificuldade do Executivo em reunir todos os agentes em torno de um projeto comum: “Acho que o seminário tem tudo para ser muito profícuo e que possa resultar em reais melhorias para o transporte sobre trilhos no DF.”
Programação
Após a abertura, teve início o painel Sistemas sobre Trilhos: Trens. Toda a programação pode ser acompanhada pelo canal da TV Câmara Distrital no YouTube.