Congresso reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros com expertise em materiais compósitos
Publicada em 10 de julho de 2024
Materiais de alta resistência e durabilidade utilizados em diversos segmentos do setor industrial
Tem início neste domingo, dia 14, e prossegue até quarta-feira, dia 17, a 7ª Conferência Brasileira de Materiais Compósitos (Brazilian Conference on Composite Materials -BCCM) que reúne os maiores especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área. O encontro será realizado no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).
Os materiais compósitos são formados pela combinação de dois ou mais componentes (da Química e da Física), com o objetivo de se obter propriedades especiais, como alta resistência e maior durabilidade, que não são apresentadas isoladamente pelos seus materiais constituintes. Esta classe de materiais teve seus avanços impulsionados primeiramente pela indústria aeroespacial e aeronáutica, com o estímulo da obtenção de materiais leves e resistentes, por meio do uso de fibras de vidro, carbono ou naturais e matrizes poliméricas.
Os compósitos estão presentes em diversos outros setores da engenharia, como marítima, automotiva e transportes em geral, como também na ortopedia, ambientes corrosivos, esporte, energia, óleo e gás, vestuário, embalagem e demais aplicações que demandam elevado desempenho específico. O Congresso tem entre outros objetivos proporcionar o crescimento e o fortalecimento de redes de colaboração científica e tecnológica.
Neste evento, os pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam na área de materiais compósitos poderão discutir os principais avanços e desafios específicos da área de materiais compósitos. Após passar por diversos estados do Brasil, será a vez do Distrito Federal de receber o BCCM promovido pela Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Finatec, Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti-DF).
Conforme a Presidente da Comissão Organizadora, professora Sandra Luz, o Congresso promove palestras ministradas por convidados internacionais em diversas áreas; Fomenta o intercâmbio técnico, científico, e sócio-cultural entre os participantes, enfatizando o tema compósitos, além de promover a integração academia-empresa, através de palestras, apresentações de trabalhos científicos e exposições de estandes das empresas visando estreitar as relações entre o trabalho científico-tecnológico e a realidade do mercado de trabalho.