Conferência Internacional “Os Futuros da Democracia” aconteceu no auditório da Finatec
Publicada em 19 de dezembro de 2025
A Conferência Internacional Os Futuros da Democracia foi realizada nos dias 08 e 09 de dezembro, no auditório da Finatec. O evento é uma iniciativa do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília em parceria com o International Institute for Democracy and Electoral Assistance (International IDEA). A Finatec, fundação de apoio da UnB responsável pela gestão administrativa e financeira dos projetos do IPOL, teve papel essencial para viabilizar a conferência, oferecendo suporte estrutural e operacional que garantiu a realização eficiente e qualificada das discussões.
A conferência reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, promovendo reflexões relevantes e contribuindo para a construção de propostas voltadas ao fortalecimento de uma democracia mais justa, participativa e alinhada aos desafios contemporâneos, especialmente na América Latina.
No primeiro dia, a abertura contou com a participação de Marcela Rios (Diretora Regional América Latina e Caribe, IDEA Internacional), Rozana Naves (Reitora da Universidade de Brasília), Marisa Von Bülow (Diretora do Instituto de Ciência Política da UnB), Vicky Murillo (Universidade de Columbia, EUA) e Flávia Biroli (Universidade de Brasília). As falas iniciais abordaram temas centrais sobre a democracia em âmbito nacional e internacional. Em seguida, foram realizados os painéis “Capacidades do Estado, Políticas Públicas e os Futuros da Democracia” e “Transformações do Conhecimento e Utopias Democráticas”, que discutiram o papel das instituições, as mudanças no campo do conhecimento e seus impactos na construção de futuros democráticos.
No segundo e último dia, o painel “Desigualdades e os Desafios da Inclusão Democrática” reuniu Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Indígenas do Brasil), Viviana Santiago (Diretora Executiva da Oxfam Brasil), Leila Saraiva (Ativista do Movimento Passe Livre) e Thiago Trindade (Universidade de Brasília). As discussões destacaram a urgência de enfrentar desigualdades estruturais e ampliar a inclusão e a participação social nos processos democráticos.
O evento foi encerrado com a Sistematização e o Debate Final, reafirmando a importância de aprofundar diálogos, promover iniciativas colaborativas e fortalecer caminhos para o futuro da democracia na região.












