Como conseguir apoio a minha pesquisa?
Os caminhos para se desenvolver pesquisa com apoio da Finatec são muitos, mas de fácil acesso
Existem muitas formas para obter apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para a execução de trabalhos e projetos de pesquisas. Uma delas é a esperança de que seu próprio trabalho é um bom projeto e vai trazer impactos positivos. Dessa forma, alunos, professores, e até mesmo financiadores, sendo uma empresa, instituição ou qualquer órgão público podem dispor dos serviços da Fundação.
Segundo a professora Luiza Lavocat, a iniciativa para a execução do projeto pode surgir também por parte da Finatec e a partir dessa demanda, a fundação estrutura o projeto. “Quando o financiador tem uma ideia ou um interesse, mas não tem quem o execute, a Finatec pode auxiliar nisso. A gente recebe a demanda, identifica o que é necessário e qual o grupo de pesquisadores que pode contribuir, e a partir daí, a gente faz contato com professores e verificamos se eles têm disponibilidade e interesse em colaborar com o projeto”, observa.
A professora esclarece ainda que quando um aluno ou um professor tem um projeto ainda no papel e acredita que ele pode ser financiado por alguém, a Finatec coloca à disposição o site www.finatec.org.br. Pelo portal, o interessado apresentar um orçamento preliminar e um prazo para sua a entrega. “A Finatec recepciona isso no espaço reservado a prospecção de novos projetos e a gente vai atrás de quem tem interesse em financiar aquela pesquisa ou projeto”, destaca Luiza.
De acordo com a docente, a fundação conta hoje com mais de 180 financiadores. No entanto, o professor financiador já pode ter sido procurado por outro órgão público, ministério ou agência reguladora. Isso acontece porque o especialista em determinado assunto é bastante conhecido. “A gente sabe qual a linha de atuação de cada um de nossos parceiros. Então a gente vai buscar os financiadores, mas pode acontecer também que o professor já tenha sido procurado por um órgão público, um ministério ou uma agencia reguladora, por exemplo”, explica.
Depois que o especialista executor do projeto é definido, o financiador e o gestor ficam por parte da Finatec, que é escolhido dentro da universidade. “Sem a Universidade a Finatec assume o papel de executora e gestora junto com o financiador que vai dispor o recurso” complementa.
Luiza Lavocat adianta que depois das definições do executor, gestor e financiador vem a estruturação do projeto. Começando com o escopo, depois o objetivo, entrega, metas a serem cumpridas, cronograma, prazo de entrega e etc. A professora conclui que a Finatec fica responsável pela mobilização do time de pesquisadores da universidade, pela busca de especialistas de mercado, e se for o caso, a contratação de uma pessoa jurídica.
Outros pontos como que material necessário para o trabalho também são definidos. Com esse plano de trabalho já elaborado, assina-se um contrato de serviços e se parte para execução do projeto.