Notícias

  • Notícias
  • /
  • Ciência e tecnologia a serviço da sociedade

Ciência e tecnologia a serviço da sociedade

Laboratório de metrologia da UnB atua na gestão de dados e possui equipamentos de alta precisão capazes de medir, com exatidão, peças complexas, como turbinas hidráulicas e eólicas

Ensino, com atuação na formação de engenheiros, capacitação de profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado, além de apoio no desenvolvimento de produtos de precisão. Essas são algumas das áreas de expertise do Laboratório de Metrologia do Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília. A novidade é que, a partir deste ano, professores, alunos e pesquisadores devem se dedicar a compartilhar o conhecimento com empresas e com o setor público, contribuindo para melhorar processo de produção, criar banco de dados capazes de melhorar o desempenho, o faturamento, a grade de manutenção e compra de insumos e equipamentos, por exemplo.

Professor associado da UnB e coordenador do Laboratório, Antonio Piratelli Filho explica que o foco dessa proposta do Laboratório de Metrologia são a oferta de cursos de extensão, a execução de análise de dados e a medição de peças complexas.

Medição de peças complexas

Neste caso, o Professor detalha como é feita a medição de um pequeno rotor usando um scanner laser, disponível no Laboratório, por meio do qual é possível fazer medições exatas a partir das coordenadas de pontos da superfície, além da possibilidade da reconstrução do desenho da peça no computador (conhecido como modelo CAD, Computer-Aided Design). “Com isso, se houver necessidade de reconstrução da peça para fabricação a partir do modelo no computador ou a necessidade de ajustes no design para otimizar o funcionamento de um equipamento, o trabalho é muito mais assertivo, muito mais eficiente. Estamos falando de peças com geometria não trivial, de forma livre, como exemplificado pelos rotores de ventiladores e turbinas hidráulicas”, pontua.

Professor associado da UnB e coordenador do Laboratório, Antonio Piratelli Filho

Análise de dados

Todo gestor sabe da importância de a organização ter em mãos um banco de dados dos seus processos. Mas nem todos conseguem fazer a análise, interpretar esses dados e, a partir dos resultados, tornar a sua gestão ainda mais eficiente. Dentro do Laboratório de Metrologia, existe pessoal capacitado para coletar essas informações em bancos de dados e entregar propostas de projetos ou ações que vão otimizar os custos, dentre outras possibilidades.

Cursos de extensão

E por fim, tem os cursos de extensão. “A empresa ou agente público define qual é a necessidade de formação e desenvolvemos cursos de extensão para gestores e demais colaboradores”, cita Antonio Piratelli Filho.

Quem tiver interesse em qualquer desses serviços, deve procurar a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que é a entidade que intermedia a necessidade do público externo com os pesquisadores da universidade. Após esse processo, são feitas reuniões para que as demandas sejam apresentadas e os estudiosos tenham as ferramentas para apresentar as melhores soluções.

Finatec
Telefone: (61) 3348-0400
E-mail: projetosdepesquisa@finatec.org.br

Conheça mais sobre o projeto!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support