Notícias

  • Notícias
  • /
  • CI Inovador: Finatec é parceira do programa...

CI Inovador: Finatec é parceira do programa de residência em microeletrônica oferecido pelo MCTI e coordenado pela Softex

Publicada em 15 de outubro de 2024

Descrito como uma “imersão aprofundada para formar profissionais altamente qualificados em microeletrônica” o CI Inovador nasceu para atender a demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica, sendo uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI coordenada pela Softex e em parceria com as instituições de ensino mais renomadas do Brasil.

O programa oferece uma residência nas trilhas de Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos, com bolsa de estudo e custeio das passagens aéreas para a fase internacional. Além disso, todas as trilhas incluem temas de gestão e empreendedorismo, proporcionando uma imersão completa para formar profissionais altamente qualificados e fortalecer o ecossistema nacional do setor.

“A proposta do edital era criar alguns centros de excelência e capacitação tecnológica na área de microeletrônica. E nós concorremos com uma proposta, que ao invés de um centro localizado, propomos cinco centros espalhados no país, com 5 universidades parceiras. A gestão é feita pela Universidade Federal de Santa Marta e conta com a participação da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Federal do Ceará, cada um com a sua expertise na formação. A UnB ficará responsável pela área de circuitos analógicos.”, explica o Professor Sandro Haddad, Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.

A fase de Capacitação do CI Inovador tem duração de 6 meses e prevê entrega de certificado para os estudantes aprovados. Após a conclusão dessa primeira etapa, os alunos com melhor desempenho serão selecionados para a Vivência Internacional e, posteriormente, os que se destacarem seguirão para a fase In Company.

O coordenador explica que as fases do CI Inovador são uma grande oportunidade para os alunos se desenvolverem. “A expectativa é muito grande porque é um projeto do MCTI que chama muita atenção, principalmente das empresas que trabalham na área, do Brasil e fora. Então as empresas estão de olho, para poder absorver essa mão de obra. Os alunos já estão cientes que vai ser muito trabalho para preparar eles para o mercado de trabalho já. Não é só um curso teórico, é realmente um curso muito prático.”, explica Haddad. 

“A Finatec é uma grande parceira, né?!”

A Finatec tem um papel fundamental para a viabilização das atividades do polo de Brasília. A Fundação disponibilizou o espaço para que o laboratório fosse mobilizado e as aulas pudessem ter uma estrutura adequada. “Eu agradeço muito o apoio, especialmente para o professor Augusto Brasil, que ficou sabendo do projeto quando já estava submetido e abraçou a ideia. Eu precisaria ter um espaço dedicado ao projeto, tinha a infraestrutura computacional e precisava ter esse apoio logístico de infraestrutura. E ele cedeu esse espaço em parceria.”, exclama o Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.

Se a Finatec desejar realizar outros cursos de capacitação, os computadores estão disponíveis, como uma via de mão dupla. “Só tem elogio! Toda a equipe técnica e gestora da Finatec, realmente dão atenção muito grande, a parte de TI hoje nos ajudou a fazer toda a configuração das máquinas, tivemos suporte total, cabeamento, rede está funcionando perfeitamente. A gente fez uma configuração para o servidor que está em outro ambiente bem climatizado da própria Finatec, para ele acessar o software, pode destacar que não temos nada do que reclamar, pelo contrário”, finaliza o Professor Sandro Haddad, Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.

Start!

A Universidade Federal de Santa Maria, promoveu hoje (15) a aula inaugural (presencial/virtual) do Curso de Especialização em Microeletrônica – Lato Sensus, no Anfiteatro do INPE/Santa Maria/RS.

O curso é o produto do CI Inovador e será executado pela UFSM em parceria com a UFPR, UnB, UFCG e UFC e conta com financiamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.

Na ocasião houve o Painel “As Novas Oportunidades para Microeletrônica no Brasil e no Mundo” e contou com a participação representantes presenciais do MCTI, CEITEC, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do RS, ABISEMI, ABINEE-RS, SOFTEX e ENsilica LTDA.

*Com informações do CI Inovador.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?