CI Inovador: Finatec é parceira do programa de residência em microeletrônica oferecido pelo MCTI e coordenado pela Softex
Publicada em 15 de outubro de 2024
Descrito como uma “imersão aprofundada para formar profissionais altamente qualificados em microeletrônica” o CI Inovador nasceu para atender a demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica, sendo uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI coordenada pela Softex e em parceria com as instituições de ensino mais renomadas do Brasil.
O programa oferece uma residência nas trilhas de Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos, com bolsa de estudo e custeio das passagens aéreas para a fase internacional. Além disso, todas as trilhas incluem temas de gestão e empreendedorismo, proporcionando uma imersão completa para formar profissionais altamente qualificados e fortalecer o ecossistema nacional do setor.
“A proposta do edital era criar alguns centros de excelência e capacitação tecnológica na área de microeletrônica. E nós concorremos com uma proposta, que ao invés de um centro localizado, propomos cinco centros espalhados no país, com 5 universidades parceiras. A gestão é feita pela Universidade Federal de Santa Marta e conta com a participação da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Federal do Ceará, cada um com a sua expertise na formação. A UnB ficará responsável pela área de circuitos analógicos.”, explica o Professor Sandro Haddad, Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.
A fase de Capacitação do CI Inovador tem duração de 6 meses e prevê entrega de certificado para os estudantes aprovados. Após a conclusão dessa primeira etapa, os alunos com melhor desempenho serão selecionados para a Vivência Internacional e, posteriormente, os que se destacarem seguirão para a fase In Company.
O coordenador explica que as fases do CI Inovador são uma grande oportunidade para os alunos se desenvolverem. “A expectativa é muito grande porque é um projeto do MCTI que chama muita atenção, principalmente das empresas que trabalham na área, do Brasil e fora. Então as empresas estão de olho, para poder absorver essa mão de obra. Os alunos já estão cientes que vai ser muito trabalho para preparar eles para o mercado de trabalho já. Não é só um curso teórico, é realmente um curso muito prático.”, explica Haddad.
“A Finatec é uma grande parceira, né?!”
A Finatec tem um papel fundamental para a viabilização das atividades do polo de Brasília. A Fundação disponibilizou o espaço para que o laboratório fosse mobilizado e as aulas pudessem ter uma estrutura adequada. “Eu agradeço muito o apoio, especialmente para o professor Augusto Brasil, que ficou sabendo do projeto quando já estava submetido e abraçou a ideia. Eu precisaria ter um espaço dedicado ao projeto, tinha a infraestrutura computacional e precisava ter esse apoio logístico de infraestrutura. E ele cedeu esse espaço em parceria.”, exclama o Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.
Se a Finatec desejar realizar outros cursos de capacitação, os computadores estão disponíveis, como uma via de mão dupla. “Só tem elogio! Toda a equipe técnica e gestora da Finatec, realmente dão atenção muito grande, a parte de TI hoje nos ajudou a fazer toda a configuração das máquinas, tivemos suporte total, cabeamento, rede está funcionando perfeitamente. A gente fez uma configuração para o servidor que está em outro ambiente bem climatizado da própria Finatec, para ele acessar o software, pode destacar que não temos nada do que reclamar, pelo contrário”, finaliza o Professor Sandro Haddad, Coordenador do Polo de Brasília/UnB do projeto do CI Inovador.
Start!
A Universidade Federal de Santa Maria, promoveu hoje (15) a aula inaugural (presencial/virtual) do Curso de Especialização em Microeletrônica – Lato Sensus, no Anfiteatro do INPE/Santa Maria/RS.
O curso é o produto do CI Inovador e será executado pela UFSM em parceria com a UFPR, UnB, UFCG e UFC e conta com financiamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal.
Na ocasião houve o Painel “As Novas Oportunidades para Microeletrônica no Brasil e no Mundo” e contou com a participação representantes presenciais do MCTI, CEITEC, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do RS, ABISEMI, ABINEE-RS, SOFTEX e ENsilica LTDA.
*Com informações do CI Inovador.