“Atuante como sempre, necessária como nunca”: começam as comemorações dos 60 anos da fundação da UnB
Começaram hoje, 15/12, as comemorações aos 60 anos da Universidade de Brasília. O aniversário da instituição é só em 21 de abril, mas a data da primeira solenidade foi escolhida em referência ao dia em que a lei de criação da UnB foi assinada, em 1961.
Os representantes da Comissão UnB 60 Anos aproveitaram a oportunidade para reafirmar que a criação da Universidade foi um marco histórico na educação do Brasil.
Fizeram parte da mesa a reitora e o vice-reitor da UnB, Márcia Abrahão e Enrique Huelva, o presidente da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), José Ronaldo, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, o presidente do Instituto João Goulart, João Goulart Filho, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Cale e o professor José Geraldo de Souza Junior, representante da Comissão UnB 60 Anos. Mediados pela Decana de Extensão, a Profa. Olgamir Amancia Ferreira.
Nova marca: UnB 60 Anos
A Universidade de Brasília apresenta campanha institucional que rememora sua missão de ser “atuante como sempre, necessária como nunca” e ratifica seu compromisso com a pesquisa, o ensino, a extensão e com a sua dedicação ao país.
A identidade visual se baseia num farol que orienta, um radar que informa e uma antena que alcança. Os arquétipos balizaram a construção da marca da campanha UnB 60 anos, desenhada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade de Brasília. A identidade visual também foi inspirada por outros elementos, como a natureza, o território brasiliense e a noção de movimento.
“Além de ressaltar os aspectos científicos e sociais da Universidade, a campanha visa aflorar o sentimento de pertencimento das pessoas à UnB, bem como explorar os vínculos entre a identidade do Distrito Federal e da instituição, que são muitos”, explica o coordenador de Comunicação Visual, Marcelo Jatobá.