Notícias

  • Notícias
  • /
  • Apontada como experiência exitosa, Central de Regulação...

Apontada como experiência exitosa, Central de Regulação do Ceará recebe comitiva da Opas e do Ministério da Saúde

Visita busca contribuir para a reforma da Política Nacional de Regulação em Saúde

Central de Regulação da Saúde do Ceará recebeu, nessa quarta-feira (7) a visita de uma comitiva formada por membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O serviço estadual foi destaque em estudo que avalia experiências exitosas na área.

A iniciativa é uma parceria entre as instituições cujo objetivo é concluir pesquisas nacional e internacional a fim de contribuir para a reforma da Política Nacional de Regulação em Saúde. No Ceará, o grupo dialogou com gestores do serviço e de outros setores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)  – Central de Leitos, Cirurgias Eletivas e Ambulatoriais, Telessaúde, Teleconsultoria e Tecnologia da Informação.

“Esta visita é muito importante para trazer visibilidade às nossas ações e fortalecer a Regulação do Estado. Além disso, é importante contarmos com o resultado deste estudo, que analisa o contexto de todo País, para que se tenha um alinhamento entre os estados brasileiros, entendendo quais são as diretrizes nacionais a partir desse documento”, explica o coordenador de Regulação e Controle do Sistema de Saúde do Ceará, Luiz Guilherme Costa.

Para a consultora nacional de Saúde da Atenção Especializada e integrante da equipe visitante, Claudilene Fortaleza, um dos destaques na plataforma cearense é a oferta de especialidades para teleconsultorias. “É possível perceber que há organização nos processos de trabalho, uma estrutura de sistemas integrados, que também favorece a avaliação do que se pode ampliar e qualificar. Com destaque para o número de especialidades (24) ofertadas no serviço de teleconsultoria, saindo à frente em relação a outros estados”, avalia.

Segundo Claudilena, a comitiva já passou por Curitiba e Florianópolis. Mais quatro estados devem receber o grupo nos próximos meses. Depois, a previsão é de ir a outros países para concluir as análises.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support