Notícias

  • Notícias
  • /
  • Anvisa aprova máscara da UnB capaz de...

Anvisa aprova máscara da UnB capaz de matar o vírus da Covid-19

O dispositivo é composto de cinco camadas. Uma das quais chamada de quitosana, um composto natural encontrado na casca de crustáceos, como o camarão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma máscara desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) que é capaz de matar vírus que transmitem doenças como sarampo, gripe e Covid-19.

É o primeiro dispositivo médico classe 1 liberado pela Anvisa fruto dessa parceria. A Finatec foi a responsável pela gestão dos recursos oriundos da FAP-DF investidos na pesquisa, auxiliando na compra de equipamentos e insumos para a confecção da máscara.

O protótipo já está liberado para produção nacional. Em breve, o dispositivo genuinamente brasiliense estará disponível no mercado para a venda. “Para trabalhar na execução de um projeto que envolve recursos se não tiver uma equipe como a da Finatec, com a metodologia de trabalho e a velocidade de resposta, o projeto poderá não acontecer”, explicou a coordenadora do projeto, professora Suélia Fleury Rosa.

Suélia destaca a importância da autorização da Anvisa. “A Anvisa é o primeiro foco de parcerias que a gente tem de dar a mão. É um lema ter de dialogar de mãos dadas com a Anvisa porque há um conjunto de exigências em benefício da sociedade”, ressalta.

O primeiro item exigido pela agência ao dispositivo foi justamente a segurança. Denominada de Vesta, a máscara possuir cinco camadas compostas de tramas de TNT e tecido com nanopartículas que atraem e inativam o coronavírus.

A barreira criada pelos estudiosos tem quitosana, um composto natural encontrado na casca de crustáceos, como o camarão, que envolve e degrada a membrana do vírus, inativando a contaminação.

Por ser tão pequena quanto o vírus, a trama – que são os espaços formados a entre as fibras e também chamados de poros – acaba impedindo a passagem do patógeno.

Além disso, o seu tecido é composto por um tipo de tecnologia que exerce atração eletrostática no vírus, que é atraído pela superfície por interpretar que está se aproximando de vias aéreas humanas.

Dessa forma, uma pessoa infectada que estiver usando a Vesta adequadamente não vai contaminar ninguém porque o vírus será eliminado. Mas o ideal é que as outras pessoas também estejam protegidas pelo mesmo equipamento.

Agricultura familiar

A confecção da Vesta impactará na cadeia produtiva da agricultura familiar. Como um dos elementos que compõem o dispositivo é a quitosana, um composto encontrado na casca de crustáceos, os pesquisadores usaram apenas produtos desenvolvidos na agricultura familiar. Aliás, essa foi uma prerrogativa para ceder o projeto para a iniciativa privada: que os fabricantes continuem comprando de pequenos produtores.

Além da Covid-19, a Vesta também pode ser usada para combater e eliminar outros vírus, como o da gripe e do sarampo. “Outros episódios virais vão surgir. Temos de estar preparados. Esse produto pode ser aplicado numa gama de espectros virais. Portanto, haverá uma política de incorporação da máscara”, vaticina a professora.

Finatec

O processo de gestão do recurso investido no projeto faz com os pesquisadores concentrem sua atenção à pesquisa. “Este é o papel da Finatec: gestão do recurso. Eu não sei lidar com isso. Então, a fundação nos deu a liberdade de fazer aquilo que somos capacitados, que é a pesquisa, estudo. Outro papel importante da Finatec é a transparência da utilização do recurso no projeto”, avalia a docente.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support