ABDI e IFB inauguram Escola de Negócios e Desenvolvimento Social em Brasília
Publicada em 16 de dezembro de 2025
O Enedes, Escola de Negócios e Desenvolvimento Social, foi oficialmente inaugurado em 4 de dezembro de 2025, no campus Asa Norte do IFB, em Brasília-DF, fruto da parceria entre a ABDI e o IFB, com gestão compartilhada envolvendo a Finatec. A construção do espaço contou com investimento da ABDI e IFB, e resultou em uma área física de 1.000 m² destinada à formação e apoio ao empreendedorismo, inovação e inclusão social.
A proposta é capacitar mais de 10 mil pessoas por ano por meio de cursos gratuitos, consultorias, programas de qualificação, ações presenciais, online e itinerantes. O público-alvo inclui micro, pequenos e médios empreendedores, nanoempreendedores como vendedores ambulantes, jovens, mulheres, trabalhadores informais e comunidades periféricas, com vistas a promover a inclusão, a geração de negócios sustentáveis e o fortalecimento econômico e social no Distrito Federal e entorno.
Sua estrutura é ampla e moderna, oferecendo laboratórios especializados: o LabConsumer (laboratório de neurociência e comportamento do consumidor) com tecnologias como EEG, fNIRS, rastreamento ocular, sensores biométricos e EMG facial, para permitir pesquisas inovadoras sobre comportamento de consumo; um laboratório de varejo e visual merchandising para simulações práticas de ambiente de comércio; um estúdio de conteúdo digital profissional para videoaulas e podcasts; além de uma sala interativa para cursos e eventos.
Para ampliar o alcance da formação, a Enedes também conta com iniciativas como o “Coworking IFB Mais Empreendedor”, espaço de apoio a novos negócios, e a “Rota Empreendedora”, um ônibus-escola diretamente voltado a levar oficinas, mentorias e capacitação para comunidades periféricas e regiões administrativas do Distrito Federal e Entorno, promovendo acesso ao empreendedorismo e à inovação onde há menor oferta de oportunidades estruturadas.
A iniciativa conta com o apoio da Finatec, que atua como co-executora, oferecendo apoio na gestão administrativa, financeira e operacional ao IFB na implementação da ENEDS. Esse trabalho conjunto reforça o compromisso da Fundação em promover desenvolvimento social, estimular novos negócios e fortalecer ecossistemas de aprendizagem no Distrito Federal.












