A XXVII Jornada Odontológica reúne professores e estudantes de várias partes do País
Palestrantes renomados apresentam o que há de moderno e atual em técnicas cirúrgicas para a odontologia
Profissionais renomados da odontologia apresentam o que há de mais moderno e atual em técnicas cirúrgicas hoje aplicadas nas diversas especialidades da profissão. Essas inovações cientificas foram expostas pelos palestrantes da XXVII Jornada Odontológica, realizada de 11 a 14 deste mês, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB). Além da comunidade acadêmica da UnB participaram do evento profissionais, professores e estudantes de outras instituições do País.
O encontro, considerado um dos maiores do Centro-Oeste, contou ainda com apresentações e exposições de trabalhos científicos em stands montadas no saguão de entrada da Finatec. Durante os quatro dias, a movimentação foi intensa no local, principalmente, de alunos e professores que buscavam mais informações e conhecimentos sobre as inovações e as mudanças ocorridas com os avanços no tratamento da saúde bucal e estética do paciente. A Fundação patrocinou e apoiou o encontro.
Além de especialistas em vários segmentos da área odontológica, participaram do ciclo de palestras profissionais em marketing digital e comunicação, que mantém de alguma forma, ligação com o crescimento dessa área de saúde. André Kimura ministrou a palestra Marketing na Odontologia e Gustavo Rivera abordou o tema Comunicação Empática e Criativa Para o Dentista, dois profissionais com expertises em suas respectivas áreas de atuação.
Entre os participantes podemos ressaltar a presença de George Furtado, do Instituto Práxis de Pós-graduação em Saúde, do Distrito Federal, que proferiu a palestra sobre o tema Manejo Inteligente do Alvéolo Pós-extração. O palestrante destaca a importância da participação do estudante de odontologia em encontros deste gênero. Para ele, a aquisição de novos conhecimentos e sua aplicação na prática, tanto por parte dos estudantes, que serão os futuros profissionais, como pelos odontólogos, são fundamentais para o crescimento científico da profissão.
O odontólogo, especialista em exodontia, ramo que trata de extração de dentes ou raízes, destaca que trouxe para a comunidade acadêmica algumas inovações do segmento. Ele alerta que em qualquer procedimento, o principal é fazer um bom diagnóstico, antes de mexer na boca do paciente, para depois tomar a decisão de extrair ou manter o dente.
O educador Eduardo Sampaio, especialista em Periodontia (ramo que estuda e trata dos tecidos que dão sustentação aos dentes), com a palestra sobre Periodontia e Reabilitação Estética, lembra que primeiro, é preciso ter saúde quando se falar em cirurgia estética.” A busca pela estética é algo desenfreado no mundo e que leva as pessoas a crerem que tudo é possível, e leva também profissionais, a se submeterem a processos cirúrgicos que desconhecem os resultados “alerta.
“Muitas vezes temos que dizer não aos nossos pacientes” observa Sampaio ao informar que essa orientação é do famoso cirurgião plástico, Ivo Pitangui, e que ele segue até hoje. “A cirurgia plástica periodontal existe, é possível de ser feita, mas não é para todo mundo ou qualquer situação”, pontua. Segundo ele, a ciência periodontal evoluiu muito, entretanto, observa que doenças como gengivite, inflamação gengival, perda óssea somadas com a cárie, são ainda as principais doenças do mundo conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Se por um lado a ciência evoluiu como um todo, a população continua muito doente. Isso é um fato que a gente precisa continuar diariamente divulgando, porque somos acima de tudo promotores de saúde”, ressalta ao emendar que muitas vezes, o aluno sai da faculdade sem saber fazer a prevenção, sem saber trazer o paciente para o lado preventivo, e como reflexo disso, a população acima de 65 anos, convive em sua maioria com dentes faltantes e diversos problemas que comprometem a qualidade de vida.
Confira as fotos do evento: