Notícias

  • Notícias
  • /
  • A XXVII Jornada Odontológica reúne professores e...

A XXVII Jornada Odontológica reúne professores e estudantes de várias partes do País

Palestrantes renomados apresentam o que há de moderno e atual em técnicas cirúrgicas para a odontologia

Profissionais renomados da odontologia apresentam o que há de mais moderno e atual em técnicas cirúrgicas hoje aplicadas nas diversas especialidades da profissão. Essas inovações cientificas foram expostas pelos palestrantes da XXVII Jornada Odontológica, realizada de 11 a 14 deste mês, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB). Além da comunidade acadêmica da UnB participaram do evento profissionais, professores e estudantes de outras instituições do País.

O encontro, considerado um dos maiores do Centro-Oeste, contou ainda com apresentações e exposições de trabalhos científicos em stands montadas no saguão de entrada da Finatec. Durante os quatro dias, a movimentação foi intensa no local, principalmente, de alunos e professores que buscavam mais informações e conhecimentos sobre as inovações e as mudanças ocorridas com os avanços no tratamento da saúde bucal e estética do paciente. A Fundação patrocinou e apoiou o encontro.

Além de especialistas em vários segmentos da área odontológica, participaram do ciclo de palestras profissionais em marketing digital e comunicação, que mantém de alguma forma, ligação com o crescimento dessa área de saúde. André Kimura ministrou a palestra Marketing na Odontologia e Gustavo Rivera abordou o tema Comunicação Empática e Criativa Para o Dentista, dois profissionais com expertises em suas respectivas áreas de atuação.

Dr. André Kimura

Entre os participantes podemos ressaltar a presença de George Furtado, do Instituto Práxis de Pós-graduação em Saúde, do Distrito Federal, que proferiu a palestra sobre o tema Manejo Inteligente do Alvéolo Pós-extração. O palestrante destaca a importância da participação do estudante de odontologia em encontros deste gênero. Para ele, a aquisição de novos conhecimentos e sua aplicação na prática, tanto por parte dos estudantes, que serão os futuros profissionais, como pelos odontólogos, são fundamentais para o crescimento científico da profissão.

Dr. George Furtado

O odontólogo, especialista em exodontia, ramo que trata de extração de dentes ou raízes, destaca que trouxe para a comunidade acadêmica algumas inovações do segmento. Ele alerta que em qualquer procedimento, o principal é fazer um bom diagnóstico, antes de mexer na boca do paciente, para depois tomar a decisão de extrair ou manter o dente.

O educador Eduardo Sampaio, especialista em Periodontia (ramo que estuda e trata dos tecidos que dão sustentação aos dentes), com a palestra sobre Periodontia e Reabilitação Estética, lembra que primeiro, é preciso ter saúde quando se falar em cirurgia estética.” A busca pela estética é algo desenfreado no mundo e que leva as pessoas a crerem que tudo é possível, e leva também profissionais, a se submeterem a processos cirúrgicos que desconhecem os resultados “alerta.

Dr. Eduardo Sampaio

“Muitas vezes temos que dizer não aos nossos pacientes” observa Sampaio ao informar que essa orientação é do famoso cirurgião plástico, Ivo Pitangui, e que ele segue até hoje. “A cirurgia plástica periodontal existe, é possível de ser feita, mas não é para todo mundo ou qualquer situação”, pontua. Segundo ele, a ciência periodontal evoluiu muito, entretanto, observa que doenças como gengivite, inflamação gengival, perda óssea somadas com a cárie, são ainda as principais doenças do mundo conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Se por um lado a ciência evoluiu como um todo, a população continua muito doente. Isso é um fato que a gente precisa continuar diariamente divulgando, porque somos acima de tudo promotores de saúde”, ressalta ao emendar que muitas vezes, o aluno sai da faculdade sem saber fazer a prevenção, sem saber trazer o paciente para o lado preventivo, e como reflexo disso, a população acima de 65 anos, convive em sua maioria com dentes faltantes e diversos problemas que comprometem a qualidade de vida.

Confira as fotos do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support