Notícias

  • Notícias
  • /
  • A inovação acontece aqui: Xantoma Biotech terá...

A inovação acontece aqui: Xantoma Biotech terá suas instalações na Finatec

A parceria entre a Universidade de Brasília e a gigante chinesa de biotecnologia Xamamo Biotech entra numa nova fase: a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, assinou um protocolo de intenções com a empresa que regula a forma e as condições que a Universidade e a empresa buscam.

O trabalho se propõe a desenvolver um Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI), além de guiar normas para uma possível instalação da Xamano no Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB. Atualmente, o prédio anexo da Finatec é destinado à instalação do CITI e ao funcionamento de empresas vinculadas ao PCTec. A Xamano é uma das empresas que pretende ocupar o edifício.

O diretor presidente da Finatec, Augusto Brasil, ressaltou que o papel fundamental da instituição é ser um braço de viabilização das ações da UnB junto ao seu PCTec. “Foi por esta razão que destinamos um prédio inteiro com esse propósito. Queremos deixar a Universidade cada vez melhor, potencializando-a com pesquisa, inovação e tecnologia.”

A Xamano deverá ocupar uma área de 454 m² no prédio da Fundação. A instalação da empresa no campus Darcy Ribeiro possibilita a ampliação da relação empresa-universidade, visando o fortalecimento das estruturas de pesquisa e da inovação na Universidade.

O diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel, destacou a relevância de uma empresa como a Xamano ocupar esse espaço de inovação da UnB. “Uma das vertentes do PCTec é puramente tecnológica. Isso significa que é muito importante atrairmos grandes grupos que possam se valer de toda a estrutura de pesquisa da Universidade para alavancar sua inovação. Aqui, a Xamano terá acesso a um capital intelectual que não deixa a desejar em nenhum lugar do país.”

A reitora Márcia Abrahão afirmou que o acordo entre as instituições é um passo importante na consolidação do Parque Científico e Tecnológico. “Desde que assumimos a gestão em 2016, temos fortalecido o PCTec, começando com a sua vinculação direta com a reitoria. Hoje, firmamos um acordo que visa dar à Xamano todas as condições e apoio para a realização das suas atividades de pesquisa e inovação, incluindo a possibilidade de trabalho com o nosso Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech) que está em construção, com o Hospital Universitário, Fiocruz e Finatec. Tenho certeza de que essa parceria será proveitosa, tanto para o Brasil quanto para a China.”

O CEO da Xamano Internacional, Wang Wei, também considerou a parceria um passo significativo para os países. “Temos o objetivo de progredir em inovação tecnológica na América Latina, especialmente na área de saúde e medicamentos. Agradeço a oportunidade de entrar na UnB e todo o apoio oferecido pela Finatec.”

Fonte: Secom UnB

Na foto: Representantes da administração superior, do PCTec e da Xamano Biotech durante assinatura de acordo com a empresa chinesa para instalação de um Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI) na Universidade.

Foto: André Gomes/Secom UnB

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support