35 anos de CONFIES e Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio
Publicada em 5 de dezembro de 2023
O segundo dia do 6º CONFIES contou com a participação do presidente Honorário do CONFIES, Fernando Peregrino, que atualmente está à frente do gabinete da FINEP. Na ocasião, ele mencionou o orçamento inédito de R$ 10 bilhões da agência este ano para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Para ele, o orçamento deixou de ser o vilão da ciência no atual governo. “A burocracia tem se tornado a inimiga ‘número um’ da ciência, não é mais a falta de recursos. É sobretudo a burocracia que consome 35% do tempo do cientista com emaranhado de leis que se chocam umas contra outras e que, no fim, quem perde são a ciência e o cientista”, criticou Peregrino
Peregrino também enalteceu o papel crucial das fundações de apoio para o avanço científico e tecnológico do País. “As fundações preenchem o vazio da chamada tríplice hélice: governo, universidade e empresa. Sem a fundação não há projeto”.
Ele finalizou sua participação no evento, defendendo ainda um assento das fundações de apoio no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidência da República, ao lado de outras entidades do setor que já participam do órgão.
Comemoração dos 35 anos do CONFIES
À noite, os congressistas foram recebidos para uma festa de comemoração dos 35 anos do CONFIES com direito a show e “parabéns”. O CONFIES nasceu em 18 de dezembro de 1988 com o objetivo de lutar para viabilizar a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994 – a 1ª legislação das Fundações de Apoio que trata das relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica.
A trajetória do CONFIES, entre outros pontos, é marcada pelo fortalecimento das fundações de apoio e pela desburocratização da ciência brasileira. “São 35 anos de união da família CONFIES. Esse é o momento para fortalecer a nossa união para os próximos 35 anos! Parabéns ao CONFIES”, saudou o presidente do Conselho, Antônio Fernando Queiroz, também Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Fundação Fapex que apoia a UFBA e outras ICT´s do Estado.
Prêmio Boas Práticas 2023
A entrega do 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio foi realizada, na noite de 30 de novembro, aos melhores projetos científicos e tecnológicos gerenciados e executados no ano passado.
Conheça os projetos premiados em 2023:
1º Lugar – Projeto: Conecta Fiotec: o podcast institucional – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC), do Rio de Janeiro (RJ);
- 2º Lugar – Projeto: FEC Sustentável – Fundação Euclides da Cunha (FEC), do Rio de Janeiro (RJ);
- 3º Lugar – Projeto: Plataforma PITT – Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), Goiás (GO);
- 4º Lugar – Projeto: Funcamp em Movimento – Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP), São Paulo (SP);
- 5º Lugar – Projeto: Central de Atendimento FAU – Fundação de Apoio Universitário (FAU), Minas Gerais.