Finatec tem autorização renovada como fundação de apoio do IFB
Publicada em 11 de março de 2026
A renovação da autorização da Finatec como fundação de apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB), reafirma a solidez de uma parceria iniciada em 2017 e que, ao longo de nove anos, tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento institucional, a ampliação de projetos e a consolidação da missão do Instituto.
Criado em 2008 pela Lei nº 11.892 e em funcionamento desde 2009, o IFB nasceu com a finalidade de ofertar educação básica integrada à educação profissional, cursos superiores, formações de qualificação profissional e pós-graduações. Estruturado no tripé ensino, pesquisa e extensão, o Instituto também incorpora, em sua atuação, a inovação, a arte e a cultura como dimensões estratégicas de formação e transformação social.
Segundo a reitora do IFB, Veruska Machado, a renovação representa a continuidade de uma trajetória construída de forma conjunta. “Essa renovação é, na verdade, a continuidade de uma história entre duas instituições. São projetos muito bem-sucedidos que representam o crescimento do IFB apoiado pela Finatec”, afirma.
Desde o início da parceria, o apoio da Fundação tem sido fundamental para o amadurecimento institucional do IFB, especialmente no campo da inovação e na gestão de projetos com recursos externos. “O IFB é uma instituição jovem, com 17 anos. Nesse diálogo e nessa consultoria que a Finatec nos oferece, nós também crescemos. Há um processo de amadurecimento institucional que acontece de forma conjunta”, destaca a reitora.
O papel da Finatec está relacionado principalmente à gestão administrativa e financeira, viabilizando a execução plurianual dos projetos. “O recurso público exige cuidado redobrado. A Finatec nos transmite muita segurança e demonstra grande seriedade na gestão dos projetos e dos orçamentos”, ressalta Veruska Machado.
Entre as iniciativas viabilizadas com apoio da Fundação, está o projeto Pronasci Juventude, realizado em parceria com o Ministério da Justiça, voltado à formação de 500 jovens em situação de vulnerabilidade social e étnico racial, com ações em arte, cultura, cidadania e qualificação profissional em cinco regiões administrativas do Distrito Federal. “Sem o apoio da Finatec seria muito difícil executar um projeto dessa complexidade, que envolve equipe multiprofissional, professores, técnicos e a articulação com a comunidade”, afirma.
A área de extensão figura entre as mais beneficiadas ao longo dos nove anos de cooperação. Projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, voltados ao fortalecimento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e dos núcleos de gênero, também contam com apoio da Fundação, integrando cultura, ensino e extensão.
No campo da inovação, destacam-se parcerias com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do suporte à realização de eventos institucionais de grande porte, como os Jogos dos Estudantes e o Conecta IF. A edição mais recente do evento, realizada no Estádio Mané Garrincha em parceria com a ABDI, reuniu mais de 100 mil pessoas. “A Finatec foi uma grande parceira. Sem ela, não teríamos conseguido realizar um evento dessa dimensão”, pontua a reitora.
Para os próximos anos, a expectativa é ampliar ainda mais as possibilidades da parceria. Entre as iniciativas em discussão está a criação de um fundo institucional, a partir de recursos originados nos projetos executados, com o objetivo de fortalecer a própria estrutura do IFB. A parceria também será estratégica para impulsionar o campus Planaltina, especialmente na produção de laticínios e no projeto de fortalecimento da produção voltada à alimentação escolar.
“A gente acredita muito que essa parceria vai fortalecer essas bandeiras dentro do Instituto Federal de Brasília. Nosso grande objetivo é transformar vidas por meio da educação profissional, e o apoio da Finatec amplia a nossa capacidade de atuação”, destaca Veruska Machado.
Para a reitora, um dos principais diferenciais da Fundação é o diálogo permanente. “Temos um diálogo aberto e muito fluido. Quando surgem dúvidas, buscamos orientação. Esse diálogo vai além das questões burocráticas e transforma cada projeto em um processo de crescimento tanto para o IFB quanto para a Finatec”, conclui.
A renovação da autorização reafirma o compromisso das duas instituições com a qualidade na gestão de recursos públicos, a expansão de projetos estratégicos e o fortalecimento da educação profissional, científica e tecnológica no Distrito Federal.












