Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec participa do projeto de construção do...

Finatec participa do projeto de construção do complexo científico e cultural da Urca no RJ

Publicada em 22 de setembro de 2025

Igo Estrela/ SGB

Dirigente da Fundação destaca importância das obras para o futuro da ciência e do País

“Este projeto não é apenas uma iniciativa de infraestrutura; é um investimento visionário no futuro da nossa ciência, da nossa cultura e, sobretudo, do nosso País”, disse o Presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), professor Daniel Monteiro Rosa, na cerimônia do anúncio de início das obras do Centro Científico e Cultural da Urca no Rio de Janeiro. Prestigiaram o evento ministros, diretores da Petrobras, da ANP, do SGB e convidados.

O projeto de construção do complexo cultural, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), será desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGE), a Petrobras e a Finatec. “Nossa missão, como bem sabem, é simplificar e otimizar a gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação, garantindo que os recursos e esforços se traduzam em resultados concretos e impactantes” destaca o dirigente da Fundação da UnB.

Igo Estrela / SGB

Conforme Monteiro Rosa, o Centro da Urca, com sua história e potencial, renasce para se tornar um farol de conhecimento, inovação e efervescência cultural, acessível a todos. “Hoje também celebramos a publicação dos editais de seleção pública para a execução de três obras estruturantes. A construção do Centro de Referência em Geociências, a implantação da Litoteca da Urca, e a revitalização do Museu de Ciências da Terra”, lembrou ao emendar que na próxima semana, será publicado ainda o edital para a contratação dos serviços de acompanhamento e fiscalização dessas obras.

O professor reforça que, para o Centro Científico e Cultural da Urca, a Finatec se dedicará a oferecer todo o suporte de gestão administrativa e financeira necessário, com a agilidade e a transparência que a complexidade e a relevância desta obra demandam. “Nosso papel será o de catalisar a execução, desburocratizando processos, assegurando a conformidade e a melhor aplicação dos recursos”, explica.

O professor afirma que a expectativa da Finatec é que o Centro floresça como um polo de excelência, atraindo pesquisadores, educadores, artistas e o público em geral. “É um privilégio para nós podermos emprestar nossa expertise para que este sonho se torne uma realidade sólida e duradoura para o Rio de Janeiro e para o Brasil”, conclui.

Igo Estrela / SGB

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?