Seminário sobre alternativa energética desperta interesse em alunos de escolas públicas do DF
Publicada em 11 de setembro de 2025
Vínculo do ensino básico com a educação superior contribui para crescimento da educação brasileira
A visita de alunos de duas escolas públicas do ensino médio de São Sebastião, das comunidades Centrão e Chicão, aos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB), foi um dos destaques do último dia do Seminário H2TECH que teve início dia 08 e se encerrou na quarta-feira, dia 10. A professora Sarah Brum, coordenadora do Projeto Einstein Jr, que desenvolve experiência científica de forma lúdica e divertida com jovens do ensino básico, destacou a importância da participação das crianças e adolescentes no estudo de experimentos científicos.
A influencer da área de Física, Carolina Oliveira, reforçou o papel importante da equipe do Projeto Einstein Jr. Segundo ela, nunca é tarde para se aprender ou participar de uma jornada científica, independentemente, da idade ou da área da ciência. “Não existe um tempo certo para se desenvolver pesquisa”, refletiu. Outro grande momento do evento foi a premiação dos posteres com apresentação de vários experimentos científicos de alunos participantes do Einstein Jr.
Transformação social
A reitora da UnB, professora Rozana Naves, ressaltou a disposição dos participantes do encontro em fazer a transformação social de que tanto almeja o País – Sua fala deixou claro que o vínculo do ensino básico com a educação superior contribui de forma significativa para a educação brasileira em todos os níveis. A reitora teceu elogios ao Projeto Einstein Jr, que segundo ela, tem essa visão estratégica na relação entre a educação superior e a educação básica. “Esse elo que a gente vai criando no dia a dia pode fazer uma verdadeira transformação social” afirmou.
O presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), professor Daniel Monteiro Rosa, frisou que o papel da Fundação é trazer a sociedade para perto da universidade. O Seminário, segundo ele, foi o ponta pé inicial para a transição energética. “É isso que estamos implantando de certa forma aqui hoje e nosso papel é realmente trazer essa conexão da universidade para sociedade”, concluiu.
Conforme análise da professora Luana Wourk, coordenadora do Seminário H2TECH 2025, o evento foi realizado, não somente, para conectar a comunidade acadêmica da UnB a sociedade nas discussões do hidrogênio como alternativa energética para o Distrito Federal, mas teve como objetivo a interlocução com as políticas públicas. “Temos que estar cada vez mais próximos da sociedade para mostrar o que estamos fazendo e também incentivar a nova geração a buscar cada vez mais a validação científica como ferramenta” comentou ao acrescentar: “Estou feliz com o resultado”.