Fim de ciclo: Finatec celebra transição de diretoria com homenagem e reconhecimento aos feitos da gestão 2021–2025
Publicada em 2 de junho de 2025
Narrando a trajetória da diretoria como se fosse um time de série B que foi conquistando seu espaço nos principais campeonatos, superando os desafios e conquistando títulos de expressão, no último dia 22 de maio, a Finatec reuniu seus colaboradores para celebrar um momento especial: a despedida da diretoria executiva.

O evento foi marcado por homenagens, brincadeiras e o reconhecimento às conquistas do ciclo 2021–2025, liderado pelo professor Augusto Brasil, que deixou o cargo de diretor-presidente e passou o bastão ao professor Daniel Rosa, até então diretor financeiro.

A cerimônia foi aberta pelo superintendente Gustavo Condeixa, que recebeu simbolicamente a “faixa de capitão do time” e destacou o papel transformador da gestão que se finda. “Encerramos uma gestão que marcou a história da Finatec. Como em todo grande campeonato, existem fases, desafios e conquistas. E hoje, estamos aqui para reconhecer aqueles que nos conduziram da Série B à Série A, como nosso diretor-presidente tanto gosta de dizer”, afirmou.

O legado de uma gestão coletiva
Em seu discurso de despedida, o professor Augusto Brasil manteve a metáfora do futebol para falar sobre os desafios e conquistas da gestão. “No futebol, uma das maiores vitórias de um técnico é conseguir permanecer quatro anos à frente da mesma equipe. E isso não é apenas mérito do técnico – até porque, dentro de um clube, talvez o contrato mais frágil de manter seja justamente o do treinador”, refletiu.
Augusto enfatizou a importância de investir nas pessoas e de construir uma equipe coesa. “Aprendemos a descer no nível do indivíduo, a entender que cada um tem sua maneira de pensar, de agir, de se relacionar. E, a partir disso, buscar o melhor de cada um.”
Ao agradecer os colaboradores, o agora ex-diretor-presidente destacou a contribuição coletiva: “Vocês são 124 pessoas, e cada uma teve um papel fundamental nessa trajetória. Essa conquista não é minha, é nossa. E é algo que vou levar para a vida toda – aliás, que nós todos vamos levar para a vida. Então, 124 vezes, muito obrigado!”

Uma nova fase: continuidade com renovação
A nova diretoria executiva será liderada pelo professor Daniel Rosa, que assume a presidência ao lado dos professores Luiz Guilherme de Oliveira, como diretor financeiro, e Maria de Fátima Rodrigues Makiuchi, diretora secretária . Em sua fala, Daniel iniciou com um agradecimento a Augusto e destacou o aprendizado vivido durante os últimos quatro anos. “É uma oportunidade rara dentro da nossa carreira, dentro da universidade. A oportunidade de vivenciar a gestão, de lidar com pessoas em um contexto completamente diferente da sala de aula.”
O novo diretor presidente também refletiu sobre o desafio de assumir uma fundação que hoje está mais estruturada e reconheceu a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho com uma nova visão. “Ainda não sei se me arrependi (risos), mas sem dúvida será um novo desafio — para mim, pessoalmente, para a minha carreira, para o meu currículo… e, claro, para vocês também.”
Daniel ressaltou a importância da colaboração para enfrentar os desafios futuros: “A nossa missão agora é buscar, juntos, os melhores caminhos. Iremos ouvir, dialogar, ajustar rotas. Mas, acima de tudo, vamos precisar muito de vocês.”

Um espírito que permanece
O evento foi encerrado com uma última fala do professor Augusto, que sintetizou o espírito da gestão: “O que realmente importa aqui – e que foi muito bem destacado – é que conseguimos construir algo coletivo. Conseguimos resgatar o espírito de equipe, essa ideia de que podemos corresponder, independente das vitórias ou das diferenças que tivemos ao longo dos últimos quatro anos.”
Com emoção e orgulho, a Finatec encerra um ciclo de conquistas e se prepara para novos desafios, mantendo o compromisso com a excelência e a valorização de sua equipe.