Notícias

  • Notícias
  • /
  • Máscara Vesta: capaz de inativar o vírus...

Máscara Vesta: capaz de inativar o vírus da covid-19, respirador facial é apresentado a sociedade acadêmica

Após dois anos de intenso trabalho e pesquisa, a primeira máscara facial com nanotecnologia de proteção contra vírus e bactérias foi enfim apresentada e já está liberada para sua comercialização. Numa solenidade no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), estudantes, professores, representantes de entidades privadas e públicas puderam ver de perto o equipamento capaz de deter e até aniquilar qualquer tipo de vírus, inclusive, o Sars-CoV-2, que transmite a Covid-19.  

Trata-se da Vesta. Um tipo de máscara modelo N95 cuja camada filtrante é aprimorada com a aplicação de nanopartículas de quitosana, um polímero catiônico – macromolécula natural – encontrado na casca do camarão, capaz de atuar como superfície de absorção e inativação viral.

Distribuição gratuita

Além de testemunhar o nascimento de uma descoberta genuinamente brasiliense, quem compareceu à solenidade realizada nessa terça-feira (21/6), pode levar uma máscara para casa. Durante a apresentação dessa importante ferramenta para o enfrentamento de proliferação de doenças provocadas por vírus, os professores do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Engenharia Biomédica da UnB, que ficaram incumbidos de apresentar seu mais novo “filho” para a sociedade acadêmica, entregaram exemplares da máscara, que já está devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que foi divulgado na solenidade com entusiasmo pelos docentes-pesquisadores.

Professora Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa e professor Mário Fabrício Fleury Rosa

Estavam presentes no evento os professores responsáveis pelo projeto Mário Fabrício Fleury Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, a diretora do CDT, professora Marileusa Dosolina Chiarello, a diretora da DIRPE, professora Cláudia Naves David Amorim, o diretor presidente da Finatec, professor Augusto Brasil, a representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Vanessa Fernandes, e os representantes da empresa Life Care: Gilton Lage e Manoel Clemente Isidoro.

Emocionada com a entrega, a professora Suélia Rodrigues agradeceu a ajuda no processo de desenvolvimento da pesquisa que resultou na máscara Vesta. “É uma conquista conseguir encerrar o ciclo de entrega deste produto onde todos nós lutamos: os alunos, pessoas que trabalharam a distância. Minha palavra para todos que nos apoiaram de alguma forma é gratidão”, ressalta Suélia. 

Professora Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, coordenadora do projeto

A última etapa do projeto foi a transferência tecnológica para a empresa privada que vai comercializar e explorar esse produto no Brasil: a Life Care. Uma indústria de produtos hospitalares que surgiu no intuito de trazer qualidade, segurança e conforto, através de tecnologias em fabricação de produtos de proteção.

“Gostaria de estender os meus agradecimentos à empresa Life Care. Nós, que trabalhamos no processo de desenvolvimento desses produtos, temos como desejo ver algo como essa máscara produzida, embalada e com uma instrução de uso e isso só é possível com a iniciativa privada, com as máquinas de vocês produzindo em alta escala e nos auxiliando nesse sonho de levar a máscara para a casa das pessoas”, reconheceu a coordenadora professora Suélia Rodrigues.

A pesquisa contou com o fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). “Somos uma equipe de 60 pessoas, capaz de atender quanto ao financiamento de projetos grandiosos como esse. Então, é possível acreditar que pode dar certo, diante desses resultados apresentados. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Isso já é uma realidade”, comentou Vanessa Fernandes, coordenadora de de Acompanhamento e Avaliação da FAP-DF.

Vanessa Fernandes, coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da FAP-DF

A Finatec foi a responsável pela gestão do projeto Vesta. O professor Mário Fleury Rosa comentou a importância dessa atuação: “A Fundação nos ajudou a gerir o fomento. O que seria de nós se não tivesse a Finatec para nos ajudar? Esse auxílio ao pesquisador é valioso”, destacou Rosa.

Professor Mário Fabrício Fleury Rosa

“É incrível a sensação de viabilizar os projetos acadêmicos dos meus colegas e junto ao time da Finatec cumprirmos essa missão. Não sozinhos, pois a parceria com todas essas instituições é muito importante para sair do vale da morte, inclusive com a iniciativa privada. Pois os alunos entregam a pesquisa e cumprem sua missão, mas, para chegar ao produto final, precisamos estar juntos. Contem comigo e com a Finatec”, disse Brasil.

Professor Augusto Brasil, diretor presidente da Finatec

Ao final do evento, foram doadas unidades da Máscara Vesta para o DPI, Finatec, FAPDF, Hospital Universitário de Brasília e para o Hospital Região Leste.

Assinatura do termo de doação das máscaras. Na foto: professor Augusto Brasil e professor Mário Fabrício Fleury Rosa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support