Notícias

  • Notícias
  • /
  • EnAJUS 2019 na Finatec: Confira como foi...

EnAJUS 2019 na Finatec: Confira como foi a edição deste ano e descubra onde ocorrerão as próximas edições do evento

A segunda edição do EnAJUS – Encontro de Administração da Justiça aconteceu nos dias 4 a 6 de agosto na Finatec, em Brasília e abordou o tema Desafios da Administração da Justiça no Século XXI. Trata-se de um encontro que busca reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, em especial do Direito e da Administração. Além disso, também reúne operadores do Direito, como advogados, juízes, promotores, membros do ministério público em geral, da defensoria pública, enfim uma comunidade muito grande que se preocupa em entender a administração da justiça.

O evento é iniciativa do grupo de pesquisa de Administração da Justiça (AJUS) para produzir conhecimento sobre a Administração da Justiça. O EnAJUS é promovido em conjunto pela Universidade de Brasília (UnB), pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e procura com apoio de pesquisa científica e de experiências práticas, discutir alternativas para uma administração da justiça alinhada com os desafios atuais.

“É um tema muito pouco estudado no Brasil, especialmente com a lente da Administração pública, e o EnAJUS se insere num esforço maior de entender o tema, produzir e disseminar conhecimento a respeito, além de organizar uma comunidade de professores pesquisadores interessados no tema no Brasil ” – revela o professor do comitê organizador e associado da Universidade de Brasília, Tomás de Aquino Guimarães.

O EnAJUS 2019 é um espaço de diálogo entre aqueles que participam. Essa edição, por exemplo, contou com quatorze sessões de apresentações de trabalhos cientifico em três modalidades: trabalhos teóricos empíricos, trabalhos na modalidade de ensaios teóricos e artigos técnicos com relatos de experiências e introduções de inovações, alterações em modelo de gestão na justiça. Além disso, aconteceram quatro painéis temáticos explorando assuntos contemporâneos e muito importantes para o sistema de justiça, como o papel dos tribunais constitucionais, as tecnologias e seus impactos no funcionamento da justiça, os discursos judiciais e políticas de justiça e, finalmente, o quarto painel que abordou sobre segurança pública.

Satisfeito com os resultados da segunda edição, o professor Tomás de Aquino, já revela as cidades das próximas edições do evento. “Sem falsa modéstia eu diria que o EnAJUS 2019 foi um sucesso e nós esperamos repetir esse sucesso nos próximos anos. Já estamos com a programação para o ENAJUS 2020 em Curitiba-PR e o EnAJUS 2021 em Lisboa- Portugal”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support