Notícias

  • Notícias
  • /
  • XII Convenção de Contabilidade do DF com...

XII Convenção de Contabilidade do DF com foco na era Digital é realizada na Finatec

Com os avanços significativos da tecnologia a Contabilidade vive um novo momento de se reinventar. Cabe ao profissional entender como essas mudanças afetam os processos tradicionais de trabalho e como se portar de agora em diante. Pensando nesse contexto a XII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal aconteceu no último dia 25 de outubro na Finatec, e abordou o seguinte tema “A era digital chegou. E então profissional contábil? ”. Com cerca de 160 profissionais da área presentes, temas como a Comunicação em Redes Sociais, Governança em setores públicos e privados, novas competências do profissional contábil, a disrupção digital e o empreendedorismo nos dias atuais, foram discutidos nas diversas palestras que aconteceram na convenção.

O evento, acontece a cada dois anos, e busca sempre discutir não só as questões essencialmente técnicas, mas também, aquelas que são importantes para o profissional diante do cenário apresentado pelo mercado. Segundo Adriano Marrocos, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, a era digital já é uma realidade mercadológica para a qual o profissional necessita se atentar. “Estamos aqui para discutir um cenário que já está fixado, um cenário real; o novo cenário econômico e novo cenário mercadológico. Econômico por conta de uma série de sistemas que foram lançados como o caso do blockchain, mercadológicas por conta das mudanças na postura profissional que o mercado exige ” – reflete o presidente do Conselho.

Uma preocupação levantada no último ano para os profissionais da área é que a atividade do profissional de contabilidade estaria perto do fim, mas para o Presidente do CRC essa afirmação seria infundada. “Não estamos preocupados com essa afirmação porque ela não faz sentido, o que vai acabar é a forma como nós trabalhávamos. Isso realmente está com os dias contados. Diante desse novo cenário mercadológico que se apresenta, nós temos que investir em tecnologia buscando nos adequar a essa nova realidade e esse é um dos focos de hoje.“ – comenta Marrocos.

Esse novo cenário coloca a postura das empresas de contabilidade no centro das discussões. Como levar para o cliente os resultados do trabalho desenvolvido e ampliar a gama de serviços prestados, considerando que a forma de trabalho será substituída por plataformas que farão os serviços antes executados manualmente? De acordo com Adriano, são esses os pontos nos quais os contadores e auditores devem se atentar. “Devemos olhar para essa posição de mercado sabendo que estamos diante de um tema de ruptura de paradigmas que envolve tanto o mercado quanto a questão profissional. Estamos em um novo cenário, numa realidade que requer investimentos e posturas mais adequadas e que parte desses profissionais, aonde eu me encaixo, não foi formada para essa realidade e a outra parte de profissionais já estão acostumados a esse cenário que se apresenta. ” – pontua Adriano.

Assim, a inovação e a agregação de valor às entregas dos contadores foram o foco das discussões para os profissionais que participaram da Convenção. “Estamos buscando equilibrar esse conflito de gerações, compensar com o evento e com os palestrantes que aqui vieram, essas diferenças para que todos possam enfrentar o mercado com mais condições. Até mesmo pensando na sobrevivência, no crescimento, no progresso das empresas e dos profissionais. ” – finaliza Adriano Marrocos, presidente do CRC.

Veja as fotos da Conferência:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support