Notícias

  • Notícias
  • /
  • UnB realiza o II Congresso de Gestão...

UnB realiza o II Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas

Gratuito e aberto ao público, o evento discutirá temas voltados para a eficiência e administração em logística, transporte, compras e uso da tecnologia. Entre os convidados estão representantes da Anac, Banco Central, Exército e STF

Do dia 27 a 29 de maio acontece, na Universidade de Brasília (UnB), o II Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio (segunda-feira), no site disponibilizado para inscrições.

Na programação está prevista a realização de mesas redondas, seminários e debates, com a participação de estudantes, pesquisadores, autoridades e representantes de diversas instituições públicas. Durante os três dias de atividades serão apresentados trabalhos acadêmicos e científicos que foram submetidos ao congresso e que tratam de problemas e desafios na área de gestão de operações e projetos nas organizações públicas.

Organizado pelo departamento de Administração da UnB, os trabalhos submetidos ao evento foram construídos sob três frentes: Gestão de Projetos em Organizações Públicas; Logística e Transportes; e Gestão de Operações e Compras. O evento reunirá temas e propostas de debate sobre atividades de planejamento, gestão de compras, bens patrimoniais, gestão de projetos, uso da tecnologia nas operações, entre outras questões.

Participação de Organizações Públicas

Está prevista a realização de três mesas redondas, entre elas: gestão de grandes projetos, com a participação de Nathália Kwirant Tatagiba, representante da Project Management Institute Distrito Federal Chapter (PMI/DF) e o Major do Exército Brasileiro, Luciano Sales. A mesa redonda com o tema gestão de tecnologia também fará parte da programação do evento. Nesta, irão participar o representante do Banco Central, Aristides Andrade Cavalcante Neto e Leandro Rezende, do Supremo Tribunal Federal.

No terceiro e último dia de atividades, o delegado Alessandro Moretti, da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) foi convidado para compor a mesa redonda sobre “gestão do risco de segurança operacional em organizações públicas”. Ele apresentará dados da Câmara Técnica de Monitoramento de Feminicídios da SSP-DF. Wagner William de Souza, superintendente de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) trará ao evento um parâmetro de como a Agência desenvolve suas operações com vista a garantir a segurança e eficiência do transporte aéreo brasileiro.

Conhecimento para além da universidade

O professor e especialista em métodos quantitativos, Victor Rafael Rezende Celestino, é um dos palestrantes do Congresso. Ele apresentará o projeto “Safety Oversight”, desenvolvido em parceria com a Finatec – Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão e Desenvolvimento Institucional e com a Anac. A proposta foca no constante aprimoramento do gerenciamento de riscos de segurança operacional na Agência.

Segundo Celestino, o Congresso é um momento onde serão estabelecidas discussões que interessam a todas as organizações. “Essa mesa redonda será voltada para a importância da parceria entre a Universidade e as organizações públicas, em projetos de pesquisa com aplicação de métodos quantitativos e de ciência de dados, visando um constante aprimoramento da eficiência no processo gestão do risco de segurança operacional em todos os níveis”, destaca o especialista.

Segundo o professor da UnB, José Márcio Carvalho, chefe do departamento de administração, que é um dos organizadores e palestrantes do evento, o Congresso trará temas sobre os desafios e oportunidades para as organizações públicas em várias frentes, entre elas a gestão da tecnologia, uma das mais importantes para a atualidade. “As novas possibilidades criadas todos os dias pelo desenvolvimento tecnológico são rapidamente capturadas na criação de novos produtos e serviços para a população. Especialmente no segmento de serviços, já estamos vivendo uma era de grandes mudanças nas operações das empresas, pois muitas estão deixando de ser apenas fornecedoras de produtos para se transformarem em fornecedoras de soluções produto- serviços”.

SERVIÇO

II Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas
Onde: Faculdade de Administração da UnB – Campus Darcy Ribeiro
Quando: 27 a 29 de maio (segunda, terça e quarta-feira)
Horário: a partir das 14h
Inscrições: https://goop2019.vpeventos.com/1-nova-inscricao.html

Evento gratuito e aberto ao público

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support