Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec sedia seminário “Jeunes chercheurs en SHS...

Finatec sedia seminário “Jeunes chercheurs en SHS : regards croisés France-Brésil” nos dias 3 e 4 de setembro

A Embaixada da França realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, nas dependências da Finatec, o seminário “Jeunes chercheurs en SHS : regards croisés France-Brésil”, que irá reunir jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nas mais diversas áreas de CHS (Ciências Humanas e Sociais).

A escolha da Finatec para o evento é muito representativa já que nas dependências da Instituição também se encontra sediada a Casa Franco-Brasileira da Ciência que reúne o IRD e o CIRAD e uma nova antena do Campus France.

O objetivo do Seminário é dar espaço para que os estudantes possam apresentar e discutir seus projetos de pesquisa atuais ou recentemente defendidos, fortalecendo a cooperação franco-brasileira na área e proporcionando apoio institucional a uma nova geração de pesquisadores.

Na abertura estiveram presentes a professora Márcia Abrahão Moura, Reitora da Universidade de Brasília (UnB), o professor Enrique Huelva, Vice-reitor, Universidade de Brasília (UnB), o Sr Sérgio Eduardo Moreira Lima, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o Sr. Gilles Pecassou, Encarregado de negócios da Embaixada da França no Brasil e Sra. Sabine Gorovitz, Diretora, Assessoria de Assuntos Internacionais – INT Universidade de Brasília (UnB).

Os autores dos trabalhos selecionados participarão em mesas redondas interdisciplinares, composta por três ou quatro pesquisadores. O júri responsável pela escolha dos artigos e pela avaliação da qualidade dos projetos incluirá acadêmicos franceses e brasileiros. A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) oferecem a publicação dos resultados do seminário em formato de livro.

Confira algumas apresentações do Seminário:

Dia 3 de setembro

  • Intervenções de Hervé Théry, Centro de Pesquisa e documentação das Américas (CREDA) Ana Flavia Barros Platiau, Universidade de Brasília (UnB), sobre a cooperação franco-brasileira na área das ciências humanas e sociais: balance e perspectivas.
  • Mesa 1 : A circulação das ideias e dos bens culturais entre a França e o Brasil, o Brasil e a França do século 19 até o século 21 : apropriar-se da herança cultural, tornar o pensamento mais brasileiro.
  • Mesa 2: Territórios. Viver, trabalhar, ocupar o espaço e suas periferias no Brasil hoje: olhares cruzados franceses e brasileiros.

Dia 4 de setembro

  • Conferência de Olivier Compagnon, Diretor do Instituto de Estudos Avançados da América Latina ( IHEAL),Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3: apresentação da obra coletiva “Como era fabuloso o meu francês! Imagens e imaginário da França no Brasil (séc. XIX-XXI)”, Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa / Editora 7Letras, 2017.
  • Mesa 3: Ciências políticas e jurídicas; políticas públicas da educação, da prevenção e da saúde: abordagens comparativas entre o Brasil e França sobre as questões societárias.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support