Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec sedia o 2º Confies e recebe...

Finatec sedia o 2º Confies e recebe autoridades da pesquisa em sua sede

Diretoria da fundação marca presença para receber os congressistas, autoridades e o presidente do CONFIES

O 2º Confies – Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior – está sendo realizado pela segunda vez consecutiva na capital do país e a Finatec foi escolhida mais uma vez para realizar o evento.

A plenária de abertura aconteceu pela noite (06/11) e foi marcada pela presença de senadores, deputados e autoridades da pesquisa, tecnologia e inovação.

O ministro Marcos Pontes da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também estava presente e se demostrou contrário a fusão entre o CNPq e a CAPES pontuando a necessidade de trabalho em conjunto das duas instituições.

A Diretoria da Finatec esteve presente para receber os congressistas, autoridades e o Presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, que conduziu a cerimônia. A Decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, professora Maria Emília Telles participou do evento representando a reitora da UnB, professora Márcia Abraão.

Para o Diretor Presidente da Finatec, professor Armando Caldeira-Pires o congresso é um evento importante e que possui bastante representatividade. “A abertura demonstrou com sucesso que o CONFIES se apresenta como a associação das fundações de apoio. A presença de 80 fundações de quase todos os estados brasileiros efetivamente demonstra a aceitação da comunidade. Ao mesmo tempo, a presença dos convidados palestrantes e daqueles agraciados com os prêmios demonstrou o reconhecimento da importância da comunidade e da sua associação. Cabe ressaltar que a escolha de Brasília como palco para o evento facilita a participação maciça que foi observada ao longo dos dias do congresso”. – argumenta o Diretor da Finatec.

O superintendente Gustavo Condeixa também demonstrou muita satisfação em receber o congresso e pontuou que momentos como esse são fundamentais para reforçar os laços entre as fundações do país. “Receber o congresso do CONFIES pelo segundo ano consecutivo tem uma importância estratégica para a Finatec; de um lado promovemos um ambiente que propicia o debate sobre CT&I e, como propiciar seu crescimento. De outro lado, nos aproximamos de nossas coirmãs, alavancando parcerias e difundindo boas práticas” – pontua o gestor.

O mérito do CONFIES para as fundações de apoio

As fundações de apoio têm uma importância fundamental na estrutura de P&DI nacional, promovendo e facilitando a transferência de conhecimento entre as universidades e instituições de pesquisa e a sociedade civil e produtiva, numa via de mão dupla. Entretanto, elas têm na sua grande maioria uma região de influência muito localizada no seu estado, e em muitas vezes, no seu próprio município.

Assim, a promoção de eventos como o 2º CONFIES amplia os horizontes das fundações promovendo aprendizado e trocas positivas. “ O evento se estabelece, como toda associação de classe, em primeiro lugar, como um fórum comum à todas as fundações, onde as suas questões internas de melhoria na gestão e desempenho, podem ser identificadas e discutidas pelos seus principais profissionais. Esse ambiente permite a identificação das melhores práticas e a sua disseminação de forma uniforme pelos principais executores. Por outro lado, ele atua também como um porta-voz único de todas as fundações nas discussões das suas questões externas de relacionamento com suas apoiadas e os órgãos de controle e agências de financiamento. Nesse sentido, essa posição em uníssono fortalece a fala das fundações nessas discussões.” – finaliza o Diretor Presidente da Finatec reforçando o valor do CONFIES para todas as fundações.

Quer ter acesso às fotos da abertura?

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support