Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec apoia e marca presença no evento...

Finatec apoia e marca presença no evento de Abertura da Semana da Universitária 2019 da UnB

A SEMUNI como é conhecida a Semana Universitária não é mais um evento isolado. Trata-se de um programa que se iniciou em 19 de março quando foram aprovados os editais na Câmara de Extensão, uma construção coletiva. “Agradeço a todas as unidades acadêmicas. Só pudemos chegar ao total de ações que chegamos porque cada unidade se envolveu com uma qualidade inquestionável. Criamos juntos um programa estratégico que associa pesquisa, ensino e extensão de forma integrada com a sociedade.” – Comemora a decana de extensão professora Olgamir Amancio.

O evento, que acontecerá até o dia 27 de setembro nos quatro campi da UnB, contará com extensa programação com cerca de 800 atividades direcionadas ao mais diversos públicos do DF e entorno. Inclui a tradicional Mostra de Cursos, o 1º Encontro de Estudantes Extensionistas, o 25º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 16º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, um importante momento em torno da ciência tecnologia, arte, diversidade e convívio acadêmico e social.

Para a realização da Semana, o Decanato de Extensão (DEX) contou com a parceria da Finatec e diversos outros apoiadores. Estiveram presentes na abertura decanos, apoiadores, professores, estudantes e comunidade.

Para dar as boas-vindas aos presentes e apresentar o resultado final do concurso de fotografia da Extensão da UnB, a professora Olgamir Amancio, também Presidente da Comissão Organizadora da Semana Universitária 2019, foi convidada ao palco. A decana mostrou-se muito contente com a oportunidade de realizar a SEMUNI e agradeceu a todos os diretores, professores e alunos. “Esses agradecimentos são muito importantes para que a gente compreenda o caráter coletivo da construção da semana universitária que só foi possível porque nos tínhamos muitas pessoas que não largaram as suas mãos para que isso pudesse ser construído.” – comemora.

O vice-reitor da UnB, professor Enrique Huelva e a Reitora, Professora Márcia Abrahão, reforçaram a importância da Semana Universitária e agradeceram os esforços de todos os envolvidos na ação. “Essa semana promoverá encontros em três direções principais: o movimento da universidade para a sociedade, entregando toda a sua riqueza de conhecimento, do movimento inverso; a sociedade para dentro da universidade, para juntas reflitam e entendam suas necessidades e, o terceiro movimento; que é interno; representados em diversos cursos que se unem para conhecer o que outro faz.” – explica o professor Huelva.

A Reitora da universidade, professora Márcia Abrahão elogiou o primor da organização da semana e agradeceu todos os parceiros e unidades acadêmicas que estão participando. “Queremos cada vez mais a sociedade perto da Universidade de Brasília. Cada vez mais nós precisamos nos encontrar, estar unidos e de mãos dadas. Somos uma universidade que não descuida das pessoas e fazemos ciência de altíssimo nível. Somos destaque no cenário internacional e nacional. Como esse novo formato em que as unidades acadêmicas fazem um projeto único e, também integram as atividades internamente, nós de fato temos uma semana universitária que borbulha conhecimento. As mais de 800 atividades da Semana mostram o nosso compromisso com a sociedade. ” – finaliza a Reitora

Para fechar o evento de abertura, a poetisa, filósofa, psicóloga e especialista em implementação de políticas públicas, Viviane Mosé falou para os presentes sobre as temáticas da educação, cultura e sociedade tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo.

Resultado da II Exposição de Fotografia da Extensão

A decana de extensão, professora Olgamir Amancio, também aproveitou a abertura da Semana Universitária para comunicar o resultado da II Exposição de Fotografia da Extensão.

O concurso, além de dar visibilidade aos projetos e ações de extensão universitária também incentiva a arte da fotografia oportunizando reconhecimento de talentos e a produção de imagens, além do registro das memórias.

A professora, agradeceu ao júri técnico de avaliação das fotografias composto pelo Professor Doutor André Porto Ancona Lopez, o Professor André Gomes e da especialista Estefânia Dália. As fotos ficaram expostas na entrada do evento.

Os vencedores foram:
1º lugar – UnBeatables
Aluno: Raphael Braccialli de Loyola

2º lugar – Roda das Minas
Aluna: Letícia Alves Braga

3º lugar – Observa Pop Rua
Aluno: Hoffman Miranda de Oliveira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support