Notícias

  • Notícias
  • /
  • Escritor premiado oferece sua primeira turma de...

Escritor premiado oferece sua primeira turma de Escrita Criativa, em Brasília, pela Academia Finatec

Sala de aula cheia, alunos concentrados e com o olhar fixo nas palavras do professor. Esse foi o retrato da primeira turma do curso de Escrita Criativa ministrado pelo professor Luiz Antônio de Assis Brasil e oferecido pela Academia Finatec.

O curso, com duração de 12 horas, aconteceu nos dias 1 e 2 de outubro com o foco na construção da personagem como defragradora da história. Nessa abordagem, de acordo com o professor, é a personagem quem cria a história. “Trabalhamos um conjunto de circunstâncias interiores de qualquer ser humano que possui conflitos. E, é essa rede de complexidade que faz com que o leitor acredite na personagem e na história.” –explica o professor.

A turma contou com profissionais de várias áreas favorecendo uma troca multidisciplinar. “Temos pessoas da Educação Física, Professores de Literatura, Jornalistas e Pscianalistas. O público está bem variado. O que une todos eles é o desejo de escrever e entender melhor como funciona a personagem na história”. – pontua Assis Brasil.

De acordo com o professor a aplicabilidade do curso é grande. Essa formação permite ao indivíduo tornar-se escritor e publicar livros, além de encontrar espaço para trabalhar em editoras, em preparação de originais. “Também tive um aluno que conseguiu ganhar um edital em que era exigido o curso de escrita criativa. Mesmo as entidades públicas já começam a se dar conta sobre esse tipo de profissional.” – revela o escritor.

Proposta para 2020 – Escrita Criativa e a Construção do Romance

A partir do próximo ano a Academia Finatec já se prepara para a segunda turma do curso, agora com foco na construção do romance como um todo. “Essa de fato é a minha especialidade maior. Como despertar o interesse do leitor pela personagem, pela apresentação do conflito e a construção do enredo em suas diferentes etapas; como iniciá-lo, desenvolvê-lo e terminá-lo” – reflete o Assis Brasil.

Terminar o texto, de acordo com o professor, é uma das partes mais sensíveis. “Eu sempre falo com meus alunos: Ninguém gosta do final. Agora, que já sabemos, vamos fazer o melhor possível, vamos fazer da melhor forma.” – finaliza com bom humor.

Conheça mais sobre o professor Luiz Antonio de Assis Brasil:

Romancista com 21 livros publicados. Doutor em Letras. Professor da PUC-RS. Autor de Escrever ficção, um manual de criação literária, Editora Companhia das Letras, 2019, em segunda edição.

Ministrante, há 34 anos, da mais longeva oficina de criação literária do Brasil, de que são egressos Michel Laub, Daniel Galera, Luisa Geisler, Paulo Scott, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon, todos premiados e com publicações no Exterior.

Prêmios:

Jabuti, Machado de Assis, Portugal Telecom [hoje “Prêmio Oceanos”]. Distinguished Brazilian Writer in Residence, Universidade Berkeley, Estado Unidos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support