Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec sedia seminário “Jeunes chercheurs en SHS...

Finatec sedia seminário “Jeunes chercheurs en SHS : regards croisés France-Brésil” nos dias 3 e 4 de setembro

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Embaixada da França realiza, nos dias 3 e 4 de setembro, nas dependências da Finatec, o seminário “Jeunes chercheurs en SHS : regards croisés France-Brésil”, que irá reunir jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nas mais diversas áreas de CHS (Ciências Humanas e Sociais).

A escolha da Finatec para o evento é muito representativa já que nas dependências da Instituição também se encontra sediada a Casa Franco-Brasileira da Ciência que reúne o IRD e o CIRAD e uma nova antena do Campus France.

O objetivo do Seminário é dar espaço para que os estudantes possam apresentar e discutir seus projetos de pesquisa atuais ou recentemente defendidos, fortalecendo a cooperação franco-brasileira na área e proporcionando apoio institucional a uma nova geração de pesquisadores.

Na abertura estiveram presentes a professora Márcia Abrahão Moura, Reitora da Universidade de Brasília (UnB), o professor Enrique Huelva, Vice-reitor, Universidade de Brasília (UnB), o Sr Sérgio Eduardo Moreira Lima, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), o Sr. Gilles Pecassou, Encarregado de negócios da Embaixada da França no Brasil e Sra. Sabine Gorovitz, Diretora, Assessoria de Assuntos Internacionais – INT Universidade de Brasília (UnB).

Os autores dos trabalhos selecionados participarão em mesas redondas interdisciplinares, composta por três ou quatro pesquisadores. O júri responsável pela escolha dos artigos e pela avaliação da qualidade dos projetos incluirá acadêmicos franceses e brasileiros. A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) oferecem a publicação dos resultados do seminário em formato de livro.

Confira algumas apresentações do Seminário:

Dia 3 de setembro

  • Intervenções de Hervé Théry, Centro de Pesquisa e documentação das Américas (CREDA) Ana Flavia Barros Platiau, Universidade de Brasília (UnB), sobre a cooperação franco-brasileira na área das ciências humanas e sociais: balance e perspectivas.
  • Mesa 1 : A circulação das ideias e dos bens culturais entre a França e o Brasil, o Brasil e a França do século 19 até o século 21 : apropriar-se da herança cultural, tornar o pensamento mais brasileiro.
  • Mesa 2: Territórios. Viver, trabalhar, ocupar o espaço e suas periferias no Brasil hoje: olhares cruzados franceses e brasileiros.

Dia 4 de setembro

  • Conferência de Olivier Compagnon, Diretor do Instituto de Estudos Avançados da América Latina ( IHEAL),Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3: apresentação da obra coletiva “Como era fabuloso o meu francês! Imagens e imaginário da França no Brasil (séc. XIX-XXI)”, Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa / Editora 7Letras, 2017.
  • Mesa 3: Ciências políticas e jurídicas; políticas públicas da educação, da prevenção e da saúde: abordagens comparativas entre o Brasil e França sobre as questões societárias.

[/vc_column_text][vc_gallery interval=”3″ images=”20040,20039,20045,20044,20046,20043,20041,20042″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support