O Código de Trânsito Brasileiro prevê a apresentação do Certificado de Segurança Veicular para obtenção de registro e licenciamento, junto ao Detran, de veÃculos automotores modificados, recuperados de sinistros, fabricados artesanalmente ou aqueles em que foram realizadas substituições de equipamentos de segurança especificados pelo fabricante.
O Certificado de Segurança Veicular pode ser emitido apenas por organismos de inspeção da área de segurança veicular credenciados pelo INMETRO, e treinados para inspecionar e avaliar:
-
Alterações de caracterÃsticas veiculares como: alteração de potência, combustÃvel, carroceria e estrutura;
-
VeÃculos recuperados de sinistro que sofreram colisão ou furto;
-
Reboques e semi-reboques leves de fabricação própria;
-
VeÃculos fabricados artesanalmente como triciclos e motocicletas;
-
Empresas fabricantes e transformadoras de veÃculos como as que fabricam reboques e transformam carrocerias.
-
Além das atividades desenvolvidas sob o credenciamento do INMETRO, o Centro de Ensino e Pesquisa de Segurança Veicular da Finatec está capacitado para executar os seguintes serviços:
-
Inspeção de VeÃculos Usados, que avalia carroceria e chassi, portas, vidros e trincos, painel de controle, suspensão e freios, motor e transmissão, sistemas de alimentação e exaustão, parte elétrica e iluminação, eixos e seus componentes, rodas e pneus.
-
Execução de perÃcias técnicas em componentes estruturais, sistemas de transmissão e motores para atender demandas da Justiça ou de particulares.
-
Análise da qualidade de placas de veÃculos e capacidade técnica de selos de fabricantes em atendimento à exigência do Detran – DF.
Certificado de Segurança Veicular

